TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Universitário: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  252 Visualizações

Por que o dinheiro tem valor diferente ao longo do tempo?

O valor do dinheiro muda ao passar do tempo. Porque não é razoável supor uma unidade monetária hoje tenha o mesmo valor em uma data futura. É de esperar que uma unidade monetária hoje valha mais do que uma unidade monetária no futuro. Se não fosse assim, haveria muitas oportunidades no mercado de se emprestar um recurso hoje a uma parte e esta devolvê-lo em uma data futura sem qualquer compensação financeira. No entanto, tal operação não é observada no mercado financeiro.

Outro aspecto que reforça o valor diferente do dinheiro no tempo é o risco. Receber um fluxo de caixa em certa data no futuro é mais arriscado do que ter esse fluxo de caixa hoje, pois, no futuro, podem ocorrer uma serie de circunstância negativas, muitas das quais não se têm ingerência. Portanto é preferido ter o fluxo de caixa hoje do que em uma data futura, sugerindo que o fluxo de caixa hoje é mais valioso do que o mesmo no futuro. O objetivo é o fornecimento de instrumentos para auxiliar o processo decisório da escolha da melhor alternativa de investimento ou financiamento.

É fundamental perceber que um implicação direta do valor diferente no tempo é que operações aritméticas e comparações entre fluxo de caixa somente pode acontecer se eles estiverem expressos no mesmo período do tempo.

...