TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Casos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Ciências Sociais se trata do estudo da vida dos indivíduos em sociedade, de onde vieram como se desenvolvem, os grupos sociais em que vivem, essa Ciência nasceu em meio as grandes transformações que foram causadas pelas Revoluções Industrial e Francesa, foi quando a população deixa de estar no campo e passam a ser urbanizada, o trabalho passa a ser na industria, onde o objetivo é ter dinheiro e não apenas comer e se vestir como acontecia na área rural, nesse novo modo de viver que as pessoas precisam se ajustar, precisam de adaptar a essas mudanças que a Sociologia surge com o intuito de ser uma reguladora nesse novo contexto, ela tenta explicar os problemas que surgiram após a instauração do capitalismo.

As Ciências Sociais passam a estudar os indivíduos, sua origem, como se desenvolvem, as organizações, os grupos sociais que surgem e a cultura, as leis, valores crenças e as práticas desses grupos.

ETAPA 1

Pelo dicionário online podemos achar os seguintes significados para Indivíduo, Cultura e Sociedade:

Indivíduo - Pessoa considerada isoladamente em relação a uma coletividade.

Cultura - Sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade.

Sociedade - Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.

O indivíduo por si só sofre influências de outros indivíduos assim como da sociedade e cultura em que vive, desde o nascimento até a morte.

Existem no mundo diversos tipos de cultura. Abaixo estão alguns exemplos:

Cultura brasileira x Cultura americana:

Os americanos têm um hábito de consumo muito elevado, enquanto o Brasil está ainda se desenvolvendo para este nível.

Nos Estados Unidos, os adolescentes são motivados a saírem de casa assim que terminam o ensino médio, lá conhecido como High School e, por sua vez vão trabalhar em bares e restaurantes e estudar a noite. No Brasil essa cultura é diferente, os adolescentes são incentivados a morar com os pais, a cursar uma boa universidade e conseguir um bom emprego, para posteriormente saírem da casa dos seus pais.

Outra grande diferença que observamos é o relacionamento entre os indivíduos nas diferentes sociedades, no Brasil somos mais receptivos e nos relacionamos mais calorosamente enquanto lá eles são mais reservados, não se envolvendo muito com as pessoas e chegando o menos próximo possível. Então, para informação, quando você conhecer um americano, aperto de mão é mais do que suficiente, enquanto os brasileiros abraçam e beijam no rosto.

Cultura Brasileira x Cultura Japonesa

Contarei agora, uma história particular de uma amiga japonesa e sua cultura de alguns anos atrás. Na sua casa, assim como de costume moravam todos os familiares possíveis, então ela, duas irmãs, pais e avós. Minha amiga me disse que como de costume e para racionalizar água, no Japão, eles tomavam banho por ordem decrescente de idade e a mesma água era aproveitada até os mais novos. Enquanto no Brasil, tomamos vários banhos por dia e sem conscientizar que a água é um recurso escasso.

Um ponto admirável da cultura japonesa é como eles tratam os mais velhos, as pessoas têm nomes especiais para chamarem as outras que são mais velhas, em sinal de respeito. Enquanto no Brasil muito dificilmente ouvimos um senhor ou senhora.

Cultura Brasileira x Cultura Turca

Rumeysa, turca, nascida e criada em Istambul, em um de nossos encontros me contou sobre sua cultura e religião. Na Turquia 99,8% da população é mulçumana e possuem hábitos e ceias muito diferentes das que conhecemos, pois no Brasil temos uma cultura predominantemente católica. Como alguns exemplos podem citar que, em sua na religião, eles não fazem consumo de bebidas alcoólicas, tem o período de ramadã, que é um período do ano para reservar um momento para reflexão, devoção a Deus e autocontrole, demonstrado por meio do jejum. Sexo é somente após o casamento.

Uma cultura ou sociedade não pode ser delimitada por um território. As diferenças entre os grupos são determinadas por fatores bem mais complexos, como influências históricas e sociais.

Dentro de uma mesma cultura podemos encontrar diferentes tipos de sociedades, como por exemplo, na cultura brasileira podemos citar sociedade das pessoas que frequentam diferentes religiões, aquelas que frequentam somente uma igreja, aquelas que frequentam mais de uma igreja e sociedade das pessoas que não acreditam em Deus. Ainda podemos citar grupos de mesmo interesse, que se reúnem para discutir determinados assuntos, como sociedade brasileira de matemática, de xadrez, de médicos etc.

ETAPA 2

Podemos iniciar essa etapa mencionando alguns pontos do filme A classe operária vai ao paraíso. Diretor Elio Petri. Itália, 1971, para que possamos desenvolver os outros tópicos a serem abordados.

Esse filme trás o relato de um operário chamado Lulu, ele trabalha em uma fabrica e é o tipo de funcionário modelo, ele consegue atingir as metas estabelecidas e com isso os colegas de trabalham não ficam satisfeitos e tratam-no com hostilidade, pois a gerência passa a exigir a mesma produtividade dos outros funcionários, afinal se ele consegue todos os outros podem conseguir também.

Sua motivação se da pelo fato de que se a meta fosse cumprida ele ganharia uma premiação a mais no salário, ou seja, a mente capitalista que deseja cada vez mais era sua principal motivação, ele tinha suas metas pessoais, e estava conquistando isso com o trabalho mesmo que fosse um trabalho quase que escravo, vamos dizer assim e isso estava trazendo um cansaço físico e mental muito grande, onde ele não conseguia usufruir do que estava conquistando e deixando de ter momento importantes com sua esposa, que não concordava com o excesso de trabalho dele .

Ele acaba entendendo isso da pior maneira possível, ele perde um dedo durante o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com