TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Projeto de pesquisa: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto é fundamental para que uma empresa utilize as ferramentas financeiras e contábeis, tais como o fluxo de caixa, a demonstração do resultado do exercício - DRE, dentre outras. Identificaremos que através dessas ferramentas e também através de orçamentos, o administrador terá uma visão mais ampla de seus negócios, isso facilitará para que ele faça uma boa gestão e tome as decisões corretas. Entenderemos como são realizados os orçamentos em uma empresa, para que ela possa ter controle das entradas e saídas.

O trabalho englobará toda importância sobre os tributos que são cobrados de pessoas físicas como também jurídicas, englobará também sobre os conceitos e funções do Mercado de Capitais, Sistema Financeiro Nacional, dentre outros.

Nos últimos tempos, é comum ouvirmos que algumas empresas vêm enfrentando dificuldades financeiras ou até mesmo fechando as portas, isso ocorre em função de uma má administração de seus negócios. Para que o administrador possa se prevenir ao se deparar com esse tipo de situação, é fundamental que se faça uso das ferramentas de gestão financeira, como exemplo, temos o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira, onde através dela são controladas todas as movimentações do capital de uma empresa, tanto as entradas como as saídas por um determinado período de tempo. Seu objetivo é identificar e organizar todos os gastos da empresa, criando uma base de dados para que ajude o empresário a administrar sua empresa com uma maior segurança. A demonstração do fluxo de caixa é muito importante, pois permite ao administrado avaliar as alternativas de investimentos e as razões que provocam as mudanças da situação financeira da empresa, analisa também suas formas de aplicação do lucro obtido e até mesmo os motivos das eventuais variações do capital de giro. Sua função é propiciar aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como também mostrar se a empresa está obtendo lucros ou prejuízos e dar ao administrado uma visão maior dos acontecimento de seu empreendimento.

Custo de Oportunidade consiste no que abrimos mão de fazer para executarmos o que possa nos trazer algum benefício. É o que uma pessoa deixa de usufruir relativamente a uma escolha por ter escolhido outra. Quando optamos por uma determinada escolha, deixamos a outra opção de escolha de lado.

Como exemplo de Custo de Oportunidade, podemos mencionar a empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos Ltda S/A, pois ela optou pelo investimento em um novo produto chamado BETA para iniciar as atividades, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimento mais rentável, como exemplo podemos citar se caso ela tivesse investido em restaurantes.

Já observamos qual a importância do Fluxo de Caixa em uma empresa para auxiliar o administrador em suas tomadas de decisões, mas ela necessita da ajuda de outras ferramentas contábeis e financeiras para ajuda-lo no entendimento de seus resultados, pois somente através do Fluxo de Caixa isso não será possível.

Toda empresa necessita fazer orçamentos de determinados períodos, para que a mesma possa ter controle do que se pretende gastar e até mesmo vender naquele período pré-determinado. É através do orçamento que o administrador tem uma visão dos acontecimentos futuros, auxiliando-o qual o melhor caminho a ser seguido.

Orçamento é um planejamento financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras em um determinado período de tempo, é um instrumento que viabiliza o planejamento e controla a avaliação dos processos de uma empresa. Somente através do Orçamento Empresarial é possível gerir e prever cenários futuros. Os objetivos dos orçamentos empresariais são identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa.

Depois de realizado o orçamento é fundamental que a empresa acompanhe se esta realizando aquilo que ela estipulou como meta, pois caso ela não esteja, será preciso revisar este orçamento e verificar o que precisa ser mudado. É importante que se reúna as equipes e todos os níveis hierárquicos de uma organização para que juntos possam definir os melhores valores como metas a serem seguidos

Existem diversos tipos de orçamentos empresariais, identificaremos alguns deles. Temos o orçamento estático, orçamento flexível, Rolling Budget, orçamento ajustado forecast, orçamento base zero, controle matricial, Orçamento de Vendas, Orçamento de Produção, Orçamento de matéria – prima, Orçamento de Mão de obra direta, Orçamento dos Custos Indiretos de Fabricação, Orçamento do Custo de Produção e do Custo de Vendas, Orçamento de despesas Comerciais e Administrativas, Orçamento do Fluxo de Caixa, Orçamento do Resultado e Orçamento do Balanço Patrimonial.

Dentre as informações estudadas, observamos a importância de se utilizar as ferramentas financeiras e contábeis para que se obtenha bons resultados em seus negócios.

Outro tema importantíssimo a ser comentado é o Payback descontado que são as variantes avaliadas pelas empresas como retorno descontado, é o tempo que se leva para obter o retorno do investimento, para que o mesmo seja pago e venha a dar lucro. O Payback descontado pode ser definido como o número de períodos necessários para recuperar o investimento dos fluxos de caixas liquidadas e descontadas.

Toda organização precisa estar atenta aos tributos a recolher como também a pagar, pois é fundamental para uma empresa que ela conheça bem sobre os impostos, taxas e contribuições. É importantíssimo que a mesma entenda que competência tributaria é o poder de criar tributos, sendo que este poder é conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O Legislador fiscal determinou qual tributo cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação impondo limites.

Como exemplo de tributos, podemos citar os impostos que são valores pagos, em moeda nacional, por pessoas físicas ou jurídicas a partir da ocorrência de um fator gerador. A diferença dos impostos para as contribuições e taxas, é que os impostos são tributos não vinculados, é devido pelo cidadão, porém não significa obrigatoriamente prestação de serviços por parte daquele que recebe.

Com os recolhimentos dos impostos, o objetivo é trazer benefícios a população, tais como saúde, educação e saneamento básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com