TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO

1- O fluxo de Caixa constitui o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como as variações no saldo dessa conta. Podemos dizer que a ferramenta fluxo de caixa é um instrumento utilizado com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento, é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões, é através deste que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

O fluxo de caixa é uma ferramenta da gestão financeira capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo, é possível também visualizar o futuro da empresa por meio de previsões que esta depende da seriedade dos dados informados, as empresas passam a buscar um eficiente controle administrativo, onde o administrador precisa utilizar-se de todas as ferramentas possíveis para a execução dos objetivos da entidade. Assim, surge uma ferramenta que se torna cada vez mais solicitada no meio empresarial, o Fluxo de Caixa, que possibilita à empresa uma visão ampla de suas finanças a fim de analisar os fatos ocorridos para a tomada de decisões, bem como proporciona à entidade a possibilidade de projetar suas finanças para o futuro, proporcionando ao administrador a capacidade de realizar a execução de aplicações ou captações de recursos com a maior vantagem possível.

2- O custo de oportunidade foi definido como relação básica entre escassez e escolha. Oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, escolher uma é recusar outras. A alternativa escolhida associa-se como "custo de oportunidade", ou seja, o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, e "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar".

O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado de "oportunidade”. Sendo assim, tem por objetivo principal a demonstração da necessidade de utilização do conceito de custo de oportunidade nas decisões de preço. Ou seja, Custo de oportunidade é o que você deixa de ganhar quando direciona sua produção para um determinado produto. Por exemplo: uma empresa tem a capacidade de produzir 100 tv's por mês e 150 aparelhos de som (usando sua capacidade total). Num mês, no entanto, ela precisa produzir 150 TV's. O custo de oportunidade refere-se aos aparelhos de som que ela deixou de produzir para fabricar os 50 televisores a mais.

3- O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações da empresa, sempre buscando designar a maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa, então é necessário que a empresa faça seu orçamento empresarial. Estes orçamentos dividem-se em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, orçamento de capital e orçamento de caixa. O orçamento tem um desafio importante que é atender eficazmente as vendas e ainda minimizar os custos com matéria-prima, estoques e produtos acabados.

4- Playback descontado é valor do dinheiro levado em consideração, pois traz o valor presente dos valores futuros do fluxo de caixa. Ou seja, os valores do fluxo de caixa são tratados considerando uma taxa de desconto de acordo com as expectativas de quem estiver fazendo a análise, é definido como o número de anos necessário para recuperar o investimento dos fluxos líquidos de caixa descontados, e leva em consideração o custo do capital, mostrando o ano que ocorrerá o ponto de equilíbrio depois dos custos do capital forem cobertos, sendo capital próprio ou de terceiros.

5.1- Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviço entre publico, ele pode ser municipal, federal ou estadual.

5.2- Impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamentos de serviços universais como patrimônio no IPTU, IPVA, na renda como IR, IRRF e no consumo como IPI, ICMS, PIS, COFINS e ISSQN.

5.3- Contribuição é um tipo de tributo vinculado, significa que para ser cobrado, deve haver alguma atividade do estado em prol do contribuinte. No caso desta espécie tributária, esta atividade do estado deve, necessariamente, consistir em uma obra pública que cause aumento do valor de mercado dos imóveis localizados nas proximidades desta.

Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. A competência tributária é a parcela de poder conferida pela Constituição entre cada político para a instituição de tributos. Podemos concluir que competência tributária é a competência legislativa que entres políticos possuem em criar tributos, e competência legislativa é a competência de criar leis, então, competência tributária é o poder de criar tributos através de leis.

6- O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com