TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Casos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  5.520 Palavras (23 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 23

LAVRAS-MG

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 4

2.AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO ...................................................... 5

3. PESQUISA COMPARATIVA .............................................................................................8

4. CONCEITO DE PLANEJAMENTO ................................................................................ 10

5. PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA .................................................................................................................12

6. PLANO ESTRATÉGICO CULTURAL .............................................................................13

7. DEFINIÇÃO DE NÍVEIS DE DIREÇÃO...........................................................................14

8. CONCLUSÕES...................................................................................................................15

9. ANALISE CRITICA SOBRE O ARTIGO..........................................................................17

10.CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................19

11.REFERÊNCIAS...................................................................................................................21

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial.

Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.

A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial. Na antiguidade, onde o homem era nômade, não existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivência, o homem não plantava, e nem criava animais, somente existia devido às caças e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares.

Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessário plantar para poder sustentar toda a tribo, e também em quanto tempo levaria para começar a colher, com isso precisou planejar o estoque necessário, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos.

Com o passar dos tempos, descobriu que também era possível criar animais, e assim começou um segundo estagio de planejamento, onde tinha que planejar a quantidade de alimentos que teria de plantar para sustentar a tribo e os animais, planejou também o espaço necessário para poder cuidar do rebanho, a forma mais coerente de administrar essa criação, e também como proteger o rebanho de possíveis invasores e predadores naturais, enfim, uma série de processos.

Mais um pouco além, começou a era dos negócios, onde era efetuada troca de sementes e alimentos por animais, e vice versa, não existia dinheiro, e sim produtos. Para se obter algum produto, era preciso ter outro em mãos, e começou então a era do planejamento de compras.

Como consequência desse comercio, cria-se a necessidade de moeda de troca, onde começou com sal e depois foram criados moedas de prata e outros tipos de metal.

Tendo em base a evolução humana, começou a expandir o comercio, criando as pequenas empresas rurais, e as pequenas vendas, onde era centralizado todo tipo de produto, gerando mais comodidade para as pessoas. Começa então o planejamento de compras, e com isso a humanidade começar e crescer de forma acelerada.

Hoje em dia, tudo isso que foi mencionado anteriormente pode passar despercebido, ou não fazer diferenças para as pessoas, mas é o principio de todas as formas de planejamentos que hoje existem.

Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais utilizada que temos. Tudo requer um planejamento. Planejamento para começar a fazer uma faculdade, planejamento para comprar um carro, planejamento familiar, estudando a família como se fosse uma empresa, vendo os rendimentos e as saídas, e calculando assim quantos filhos o casal pode ter, calculando a forma e o padrão de vida da família.

Levando em consideração os textos do Livro PLT e os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, podemos concluir que o planejamento é de suma importância em nossas vidas e principalmente nas empresas, para que possamos alcançar o sucesso sem cometer erros que estaríamos mais vulneráveis sem a utilização e aplicação do mesmo.

2. AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançar da melhor maneira possível.Trata se de um modelo teórico para a ação futura.

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.

Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos

com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.

O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguirem. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.

Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo.

O planejamento estratégico passa por varias etapas são elas;

* Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental

externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades.

* Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas.

* Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar.

* Elaboração de planejamento: como fazer por em prática.

* Implementação e execução: como tornar em realidade usar do papel e por em execução.

* Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.

Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento.

2.2 PLANEJAMENTO TÁTICO:

Ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura.

O planejamento é uma técnica de mudança e inovação de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada.

Os planos táticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisório e alinhá-lo a estratégia empresarial.

Os objetivos do plano tático são específicos de cada unidade organizacional, como volume de produção e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produção, ou cobrança e tipo financeiro ou de outros.

2.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL:

Ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

O Planejamento Operacional pode ser realizado como um sistema que começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático.

Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informações no sentido de propidar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados ou nível operacional do trabalho dentro da lógica de sistema fechado, para alcançar regularidade e certeza para que funcione com eficiência.

Os objetivos operacionais são limitados para cada cargo ou tarefa entre os quais aprimora o cliente quanto à quantidade de atendimento e tempo médio para a entrega e custo de cada produto.

Mostrar um plano de vendas, proporcionar lucro a empresa, incentivar o funcionário a dedicar mais planos de carreira, dar incentivos a brindes para que o próprio trabalho motivado, sair na frente como uma idéia de propaganda diferente no divulgar o nome da empresa e faça a marca vender mais, são alguns planos operacionais.

3. PESQUISA COMPARATIVA

Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (idéias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacionais que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.

Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.

Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker

• Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probilidades. Eles são criados pelos executivos tomam decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionário. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça? “ e “ O que já aconteceu que irá criar no futuro? “

Comparação: no PLT existem três níveis diferente de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimento do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar.

De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional onde, se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos.

Ao se planejar ocorre uma junção de coisas necessárias e suficientes para se atingir objetivos.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.

O empreendedor com visão faz a diferença transformando algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade.

Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão... Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.

Ao se ler os dois trechos a cima podemos concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro. É preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir seu fracasso e assim dar a volta por cima e manter o otimismo e a paixão pelo que faz e isso torna o principal combustível, mantendo-se casa vez mais auto determinado.

Na comparação entre o livro de Maximiano e a PLT, referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, já no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento.

De Acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o empresário necessita ter o planejamento,pois ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

Enfim para poder ser um empresário de sucesso é preciso ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis. É necessário ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro.

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

4. CONCEITO DE PLANEJAMENTO

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos.

O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.

Analisando o conteúdo do PLT e os artigos disponível para o estudo do grupo, dos autores Roberto Shinyashiki e Paulo Santos podemos perceber que para obter sucesso empresarial e consequentemente profissional o empreendedor deve ter visão e planejamento desde o inicio do seu respectivo projeto para a vida profissional e ate mesmo a vida pessoal. Existem três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los. No segundo tipo de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planejamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir). Já os planejamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

O Prof. Roberto Shinyashiki, fala de estratégia e visão, para ele o administrador vai ter sucesso se conseguir ter uma visão do futuro mas sem esquecer do presente, para se ter sucesso você precisa ter a visão de agora e a cada momento procurar novidades para que possa sempre crescer e evoluir não se acomodar com aquilo que tem e sim procurar ter sempre mais . Para ele á visão é a arte de ver oportunidades onde á maioria das pessoas só vê problemas, quando você tem uma boa visão das coisas consegue levar e entender por outro ângulo o que outras pessoas não enxergam nada. No texto ele cita vários exemplos, como a pizza para viagem, vendas por internet, assim promovendo o sucesso para os empreendedores, que criou este tipo de comércio, para a comodidade dos clientes que não precisam sair de casa para comprar, e também pensou no sucesso da empresa dele. Uma sugestão do Prof. Roberto é para que todos aqueles que queiram crescer e ter uma boa visão sobre as coisas: Caminhe olhando para as pessoas e estabelecimentos comerciais e veja o que você faria para melhorar , imagine serviços e produtos que podem melhorar a vida dessas pessoas e empresas tendo uma visão para o presente e para o futuro delas.

O Prof. Paulo Barreto dos Santos, fala sobre planejamento e controle, para ele o homem sempre teve que planejar todas as suas ações. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.

O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende: Eficácia, Eficiência, Pró-atividade, Previsão, Efetividade, estes são alguns itens. Mas deve se ter em conta em um planejamento também á Viabilidade Econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.Viabilidade Técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, know-how e de pessoal especializado etc. Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.

Tendo uma analise critica sobre estas três fontes de estudo, podemos concluir que nenhum empreendedor pode construir um projeto sem visão e planejamento, o PLT vem explicando cada tipo de planejamento e qual melhor para que o empreendedor consiga fazer o projeto da maneira correta e da maneira que vai dar certo para o tipo de empresa que ele quer, o primeiro artigo do prof. Roberto Shinyashiki fala da visão que o empreendedor deve ter, primeiro deve ter uma visão correta procurar saber sempre o melhor para conseguir ter sucesso com a empresa, e sempre tendo uma visão do futuro para sempre melhorar o desempenho mas nunca se esquecendo do presente. O segundo artigo do prof. Paulo Barreto dos Santos, fala sobre um bom planejamento, podemos ver que um pensamento leva a outro depois que o empreendedor tiver a visão e souber qual vai ser a finalidade de sua empresa ele começa a planejar para que tudo sai da maneira correta, escolhendo o melhor tipo de planejamento para a empresa que escolheu. Para finalizar o grupo tem a seguinte opinião, para se ter sucesso empresarial e profissional o empreendedor precisa de visão e planejamento.

5. PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

a) Plano estratégico cultural.

De acordo com os integrantes do grupo, foi discutido e apresentado propostas sobre qual o tema seria interessante a comunidade, qual a faculdade está inserida, sendo assim, chegamos à conclusão que um bom plano estratégico seria o cultural, então escolhemos como referencia o teatro.

Já decidido o que fazer, escolhemos um tema que achamos e é importante a sociedade, sendo bastante discutido e delicado entre os jovens, que são seus principais alvos, adultos e até crianças, então escolhemos drogas lícitas e ilícitas como tema principal de nosso teatro.

De acordo com o tema, será feito um estudo sobre conseqüências e malefícios de ambas as drogas, com pesquisas e depoimentos de pessoas que passam e já passaram pelo problema, comparações de pessoas que usufruem e não das drogas e pesquisas que possam apresentar de forma clara e comprovar cientificamente os malefícios das mesmas.

Após estudar o tema, o grupo trabalhará na montagem e desenvolvimento da peça em si. Deverá ser montada uma peça que mostre os efeitos do álcool e do tabagismo, sendo drogas licitas na sociedade, mas que têm um poder destrutivo muito grande, a peça deverá mostrar as conseqüências finais do seu uso e vício.

Finalizando essa etapa, trabalharíamos em cima das drogas ilícitas, como a maconha, a cocaína, a heroína, LSD, êxtase, e por fim o crack, que são as drogas mais comuns e usadas atualmente.

Sendo escrita e apresentada para o grupo, deverá ser feita a distribuição dos papeis, e assim que for distribuído os papeis de cada integrante do grupo, deverá começar, tão logo o estudo da peça e de cada papel, e tão logo começar os ensaios.

É necessário um representante, para poder intermediar entre o grupo e a direção da faculdade para apresentação da peça. Precisará também de ensaios e estudos sobre como vencer a timidez, e locução e apresentação em publico.

Será escolhido um dia e a apresentação viável para faculdade e integrantes, assim a apresentação será feita.

Após a apresentação na faculdade, temos como público a comunidade a qual a faculdade está inserida, como escolhas de ensino médio, e locais abertos e acessíveis ao público, como praças e locais de lazer, onde há movimentação de pessoas.

O objetivo dessa peça é alertar e informar os jovens sobre os malefícios e perigos que podem apresentar, orientando-lhes da melhor maneira sobre como evitar o contato, ou se já existe o contato, por exemplo, com drogas licitas como controlar ou até mesmo deixar o vicio.

6. PLANO ESTRATÉGICO CULTURAL.

Nosso plano é de promover uma campanha de arrecadação de agasalhos para pessoas que moram nas ruas, antes da entrada do inverno, e também promover uma gincana de arrecadação de itens para entidades filantrópicas, como por exemplo, arrecadação de brinquedos para orfanatos e hospitais de crianças, e arrecadação de livros para bibliotecas que estão sendo instaladas em bairros de periferia, ajudando assim as crianças da comunidade mais carentes a terem a inclusão na literatura, criando assim o gosto pela leitura, e estimulo pelos estudos, a única forma de reverter o quadro de pobreza e escassez de mão de obra para o mercado de trabalho.

Apresentaremos o planejamento social do grupo, e assim, após a aprovação a liberação para recolhimento de roupas e brinquedos, e também de livros, chamando assim toda a comunidade a participar.

Uma alternativa que encontramos é fazer parcerias com comércios privados, como supermercados, lojas, farmácias, etc., sendo locais que as pessoas freqüentam, assim estaríamos envolvendo a comunidade de uma maneira positiva no projeto.

Colocado em pratica essa parte, deverá ser entrado em contato com as entidades acima relacionadas, e começar então a campanha.

Deverá ser estipulada uma data para entregar dos tais junto às entidades, com o apoio de demais estudantes, e de toda a faculdade.

7. DEFINIÇÃO DE NÍVEIS DE DIREÇÃO

Após o planejamento e a organização, o próximo passo é a direção, que constitui a terceira função administrativa. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem (acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar). Está relacionada com a ação e como se colocar em marcha e tem muito a ver comas pessoas A direção ajuda a entender como fazer e porque fazer cada função do seu jeito, ajuda também a motivas e valorizar os funcionários ou colaboradores.

A função administrativa de direção no nível institucional da empresa ou organização, é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da direção das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa, ou organização. É uma função predominante, voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são os recursos que vivificam os demais recursos empresarias.

Com base no PLT 302, de administração, o grupo decidiu e organizou a direção e responsáveis pelo projeto segundo ideias, perfil, iniciativa, dedicação e disponibilidade de cada integrante, pois todas essas características são importantes para a formação de uma diretoria, seja ela empresarial, familiar, amigável, ou escolar.

Sendo assim, fizemos a divisão de nomeação de cargos da seguinte forma: Marcondes, presidente/ diretor, pois tem iniciativa e facilidade de agregar valores nos projetos a serem desenvolvidos. Michele, vice diretora, pois possui um grande perfil de inovador

complementado as ideias e atitudes do diretor. Alda e Fabiana, coordenadoras, devido à facilidade de comunicação e envolvimento com público. Cristiane, administrativa, devido sua capacidade de organização e interação de tarefas. Ozenira, promotora e publicitária, devido sua capacidade e facilidade de interação, comunicação e envolvimento com o público a ser atingido.

É importante lembrar que apenas um não conseguirá desenvolver e muito menos atingir os resultados esperados, pois uma sociedade organizada desenvolve funções e tarefas que uma pessoa sozinha não consegue, devido suas idéias, visões, conceitos e habilidades capacitais.

8. DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Sabemos que nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É essencial saber aonde quer se chegar, quais resultados pretende atingir, em que tempo, etc.

Para tanto é necessário o planejamento que se caracteriza como a primeira função administrativa do processo. Tal ação propõe objetivos a cumprir em termos de produção, organização, e também pessoal.

De acordo com pesquisas de artigos relacionados, o papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem e acontecerem.

A direção, como uma das funções da administração, está relacionada com colocar as pessoas em ação, interpretar planos, dando instruções sob como executá-lo em direção do objetivo que pretende se atingir.

8.1 Pesquisa Níveis de Direção – Grupo para Extensão Universitária

Integrante 1 – Futuro Promissor

Integrante 2 – Adoração pela profissão

Integrante 3 – Leque de opções de empregos

8.2 Conclusões

De acordo com leitura realizada do artigo proposto em atividade, o grupo tem a discutir: “A gestão de uma empresa é como um jogo...”.

O grupo não concordou com o termo no sentido de que se entende que a gestão de uma empresa é um conjunto de sistemas, de processos. Quando se relaciona “jogo” há a intermitência da palavra relacionada à competição interna. Sendo assim, o grupo entende que a gestão de uma empresa é como uma impulsão de esforços em direção a um futuro planejado por gestores.

“É dos valores que provêm à genuína motivação e também promovem o sentimento de que a fonte do poder e do conhecimento que está dentro de cada um na empresa...”.

O grupo concorda plenamente com a afirmação acima citada, sendo o pró-ativismo um valor altamente importante para todos os indivíduos de uma organização.

“Criar valores sólidos e manter-se fiéis a eles é uma atitude de coragem dos gestores, que precisam aceitar o fato de que, quando adequadamente praticados, os valores podem implicar em sofrimentos, pois podem limitar a liberdade estratégica e operacional e expor os gestores às críticas, portanto, exigem vigilância permanente”.

Afirmação altamente realista, uma vez que a maioria dos gestores não se compara verdadeiramente à sua equipe, muitas vezes inibindo ações que proveriam de atos importantes para o trabalho produtivo da equipe.

8.3 Implicações Éticas

Destacam-se:

• Relacionamentos;

• Gestão de pessoas;

• Valores;

• Competitividade,

• Qualidade, etc.

9. O ADMINISTRADOR COMO AGENTE ATIVONO PROCESSO DE BUSCA PELO SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO POTENCIAL DIRECIONADOR DOS ESFORÇOS DAS PESSOAS, POSSUIDOR DE UM CONJUNTO DE COMPETENCIAS E HABILIDADES ESSENCIAIS.

Após realizada a análise sobre os artigos: “ O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica” e “Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”, podemos perceber que ambos retratam a mesma ideia e até se complementam.

O primeiro artigo enfatiza a importância do administrador para a organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos; através de estudos reveladores de grandes estudiosos sobre suas atividades de trabalho. Aborda também de forma muito clara e específica as atividades que um gerente contemporâneo empreende nas organizações atuais, e exemplifica as habilidades necessárias para que o gestor atual possa ter sucesso em seus empreendimentos. Trata-se de um artigo mais prático do que teórico, pois não se adentra profundamente em questões conceituais, abordando mais especificamente questões de ordem prática.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Segundo o texto obtido como referencia, pode-se definir estratégia como um processo de se olhar futuro, ter visão e enxergar oportunidades onde todos enxergam apenas problemas, demonstrando que o valor da estratégia não está nos planos produzidos, mas sim no processo e nas ações, portanto, administrar ou gerir estratégias depende de pontos-chaves como: Antecipar, Decidir, Agir, Empreender e Criar.

Todos esses pontos, como verbos de ação, dependem das pessoas que compõem a organização para que os operacionalizem a fim de se obter os resultados esperados pela estratégia, então é importante que todos trabalhem para alcançar o objetivo, desde o diretor ao colaborador de cargo mais baixo.

É importante que as empresas tenham e honrem seus valores, incluindo sempre nos planos da mesma, pois valores acabam diferenciando uma empresa de seus concorrentes quando esclarecem sua identidade e servem de referência para seus colaboradores.

Sendo assim, com base nos estudos e pesquisas realizadas, podemos concluir que para que uma empresa ou pessoa possa alcançar o sucesso, é necessário e fundamental fazer e seguir um planejamento, tal qual deve ser bem elaborado, para que a organização ou pessoa possa correr menos riscos de errar, já que erros são necessários e alguns inevitáveis, mas fundamentais para aprendizagem e crescimento da organização.

Lembramos que, como já foi mencionado anteriormente, o planejamento deve ser feito a cada período de atividades, onde podem surgir novos desafios ou novas situações, assim também é importante o acompanhamento do desenvolvimento das atividades, para que possa ser reformulado o plano, caso algo saia do planejado.

11. REFERÊNCIAS

Livro texto: CHIAVENATO, Idalberto. Administração. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, PLT 302.

SITE: http://www.merkatus.com.br/11_artigos/56.htm.

Acessado em 11 de junho 2013

SITE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-quplanejamento/39381/

Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto Shinyashiki Estratégico

SITE: http://pt.scribd.com/doc/54201323/13/Parte-IV-%E2%80%93-Organizacao-da-acao-empresarial. Acessado em 11 de junho 2013

O desafio do administrador do futuro do Prof. Paulo Barreto dos Santos.

Por que as ferramentas gerenciais podem falhar do Prof. Sérgio Tittanegro.: .

Livro: Teoria Geral da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano ( sexta edição)SITE:

http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/o_planejamento_estrategico.pdf.Acessado em 11 de junho

SITE:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/processo-administrativo-na-pequena-empresa-a-teoria-vale-na-pratica/22122/. Acessado em 11 de junho 2013

SITE:http://www.webartigos.com/articles/18936/1/PROCESSOSGERENCIAIS/pagina1.html. Acessado em 11 de junho 2013

CHIAVENATO, IDALBERTO (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru (2000). Introdução à Administração. 5° Edição. S. Paulo. Editora Atlas S.A.

CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Claudia C. KLOECKNER, Mônica C. Administração - teorias e processo. Prentice Hall Brasil, 2005

...

Baixar como  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »