TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de Caixa

A administração de caixa tem por objetivo identificar excedentes ou insuficiências de recursos que possam prejudicar a manutenção de um caixa mínimo de forma a equilibrar a liquidez da empresa, buscando ser um referencial que possibilite o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa, indispensável no processo de tomada de decisão.Os métodos mais utilizados para a administração de caixa se relacionam tanto a abordagens subjetivas como a modelos quantitativos.

Controles Financeiros

Controles financeiros são ferramentas indispensáveis para o planejamento dos negócios e instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa em determinado período. As Empresas devem organizar as informações financeiras para que sejam facilmente encontradas e utilizadas no processo de tomada de decisões, e os principais procedimentos para o controle financeiro são: controle diário de caixa, controle bancário, controle diário de vendas, contas a receber, contas a pagar, controle mensal de despesas e estoques.

O acompanhamento e o controle das vendas

Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle de vendas

A empresa deve planejar metas de vendas, aumentando a competitividade. De posse do planejamento, é possível prever receitas futuras e adotar um controle de compras. A projeção inclui checagem periódica de indicadores de faturamento e estoque, além de formação, motivação e cobrança do dos vendedores.

Fluxo de Caixa

O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.

Custos Fixos

Os custos fixos são todas as despesas que qualquer empreendimento deve pagar regularmente, como aluguel, luz, contador, funcionários, água, gás, telefone, ou seja, são todos os itens necessários para que sua empresa funcione plenamente. Não importa o quanto você fature em um mês, essas despesas praticamente não sofrem alteração. Como esses custos são estáveis e as datas de pagamento não apresentam grande variação (geralmente ocorrem todos os meses), é importante manter a organização dos pagamentos desses valores para evitar problemas.

Compras

O setor de compras, antes visto como uma área de funções rotineiras, é hoje compreendido como parte diretamente integrante dos processos logísticos das organizações. Seu sentido passou a envolver a definição das necessidades das empresas, minuciosa seleção de fornecedores e negociações que garantam preços atrativos somados a qualidade. As organizações, cada vez mais focadas em estratégias de competitividade, passaram a valorizar mais a função de compras, considerando-a como uma aliada que interfere diretamente em suas áreas produtivas e financeiras.

Muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com