TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  5.027 Palavras (21 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 5

1.1.1 PAYBACK 6

1.1.2 PAYBACK DESCONTADO 6

1.1.3 VALOR PRESENTE LÍQUIDO – VPL 6

1.1.4 TAXA INTERNA DE RETORNO – TIR 7

1.1.5 PONTO DE EQUILIBRIO OPERACIONAL 7

1.1.6 PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO – PEF 8

2 DIREITO TRIBUTÁRIO 9

2.1 OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA E CRÉDITO TRIBUTÁRIO 9

2.2 IMUNIDADE, ISENÇÃO E ANISTIA 10

2.2.1 IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 10

2.2.2 ISENÇÃO TRIBUTÁRIA 11

2.2.3 ANISTIA TRIBUTÁRIA 11

2.3 IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS 12

3 MERCADO DE CAPITAIS 13

3.1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 13

3.2 ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 13

3.2.1 SUBSISTEMA NORMATIVO OU DE SUPERVISÃO 13

3.2.2 SUBSISTEMA OPERATIVO 15

4 A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS NAS FINANÇAS DAS EMPRESAS 16

1 INTRODUÇÃO

2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Baroli e Dos Santos (p 4, 2014) definem que: “A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa”.

A contabilidade da empresa prove as informações que servirão de base para que a administração financeira juntamente e a área econômica tome as decisões necessárias sobre a aplicação dos recursos disponíveis, faça a verificação dos recursos aplicados e analise os resultados econômicos obtidos em determinado espaço de tempo.

Considerando que para as informações serem as mais corretas possíveis é necessário ter pleno controle de todos os direitos, bens, deveres e obrigações que a organização possui,

A maioria das informações utilizadas para a tomada de decisões são medidas em termos financeiros, baseadas principalmente no Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa.

2.2 ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Como ferramenta na administração o orçamento de capital são técnicas que o administrador utiliza para verificar a viabilidade financeira de um projeto no longo prazo.

Estas técnicas permitem ao administrador selecionar o melhor projeto, verificar os recursos necessários ao investimento e ainda calcular o tempo previsto para que o investimento pague o capital investido, pois como define Bazoli e Dos Santos (2013, p.42): [...] “O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo”.

Os orçamentos são decisivos para o planejamento financeiro da empresa e devem estar alinhados com o planejamento estratégico, visando permitir o cumprimento de objetivos e metas da empresa.

As principais técnicas de analise de capital utilizadas no processo decisório de um investimento são: Payback, Payback Descontado, VPL, TIR e Ponto de Equilíbrio Operacional e Financeiro.

2.2.1 PAYBACK

O Payback avalia sem nenhum desconto em quanto tempo o investimento inicial irá retornar aos investidores. Basta somar o fluxo de caixa todo mês, até que a soma seja igual ao valor do capital investido.

2.2.2PAYBACK DESCONTADO

Payback Descontado que é o cálculo do período de tempo necessário para pagar aos investidores o capital investido, levando-se em conta a valorização ou desvalorização do dinheiro neste tempo, ou seja, levando-se em conta uma taxa de mercado (taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital).

2.2.3VALOR PRESENTE LÍQUIDO – VPL

O VPL é a diferença do capital investido e das entradas e saídas do fluxo de caixa do projeto, considerando o valor do dinheiro no tempo.

Se o VPL é positivo, o investimento vale a pena, mas se o VPL é negativo o projeto deve ser descartado, pois não terá lucro.

2.2.4TAXA INTERNA DE RETORNO – TIR

A TIR é uma taxa de desconto que nos dá em porcentagem, o lucro obtido ao investir em determinado projeto. Ele da a medida exata da taxa de retorno de um projeto, ou seja, quanto de retorno em porcentagem precisamos ter para que o projeto dê lucro.

Informando também, qual a taxa máxima de custo de capital para que o projeto seja viável. Se a TIR forma maior que a taxa de custo do capital deste projeto, ele deve ser desenvolvido, pois a diferença para mais significa que o projeto terá lucro, mas se a TIR for menor que a taxa de custo do capital do projeto, ele não deverá ser desenvolvido, pois significa que estaremos pagando investindo mais do que o lucro que obteremos.

2.2.5PONTO DE EQUILIBRIO OPERACIONAL

O ponto de equilíbrio operacional nos diz o volume de produtos ou serviços que deverão ser produzidos para que se paguem os custos da produção, sem lucro ou prejuízo, somente pagando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com