TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Sumário

1.Introdução 04

2.Desenvolvimento 05

3.Considerações finais 11

4. Bibliografia 12

1. Introdução

A empresa JÁPASSEI LTDA, está atuando nome mercado há muito tempo e agora necessita captar recursos para um novo investimento. E para isso ela precisa fazer um orçamento de capital.

O orçamento e sua finalidade para as decisões de investimentos, o quanto é necessário e fundamentalter uma boa análise para aplicação dos recursos. O presente trabalho indicia as principais características do mercado capital. Foi exposto onde e quais as formas de captar recursos financeiros e sobre a importância de uma boa administração financeira e o quanto ela é fundamental para o bom desempenho e crescimento da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

A) Indique para os gestores da empresa as principais características do mercado de capitais.

A pergunta mais importante que um acionista controlador deve fazer a si mesmo é: “Por que eu quero abrir o capital da minha empresa?” Enumeramos abaixo algumas das razões para isso: Ter acesso ao mercado de capitais e obter recursos para financiar projetos de investimento. O financiamento por meio da emissão de ações, ou seja, do aumento do capital próprio e admissão de novos sócios é uma fonte de recursos que não tem limitação.

Enquanto a empresa tiver projetos viáveis e rentáveis, os investidores terão interesse em financiá-los.

• Utilizar as ações negociadas em bolsa como forma de pagamento na aquisição de outras empresas. A Companhia Aberta pode utilizar suas próprias ações como instrumento (moeda) para aquisição de outras empresas, sem ser necessário o desembolso de caixa.

• Criar referencial de avaliação do negócio. Após a abertura de capital, a empresa passa a ser avaliada constantemente pelos investidores. A cotação de suas ações no mercado acionário é um indicador do seu valor, pois significa um equilíbrio entre as percepções de muitos investidores, refletindo as expectativas a respeito do futuro da Companhia..Buscar profissionalização da gestão.

A abertura de capital incentiva a profissionalização da empresa, atingindo não só os principais executivos, mas todo o quadro funcional, facilitando inclusive

processos de sucessão. Em princípio, o processo é consequência das disposições legais, que abrem a possibilidade de serem eleitos Conselheiros representantes dos novos acionistas e que exigem, por exemplo, a figura do Diretor de Relações com Investidores.

• Oferecer liquidez para empreendedores ou viabilizar saída de sócios investidores, como, por exemplo, fundos de privateequity ou venture capital.

• Melhorar a imagem institucional e fortalecer o relacionamento com públicos diversos. Após ser listada em bolsa, a empresa ganha mais projeção e reconhecimento de todos os públicos com os quais se relaciona. Isso acontece porque ela passa a ter mais visibilidade, ser regularmente mencionada na mídia e acompanhada pelas comunidades financeira nacional e internacional.

B) Agora que você indicou uma das possibilidades e captação de recursos, é importante explicar para eles sobre a administração financeira. Porque essa atividade é importante para a empresa? O que vem a ser essa atividade? Qual sua relação com o orçamento?

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, sempre tendo em o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios sempre buscando meios para um melhoramento da administração.

O controle financeiro avalia as condições financeiras da organização através de relatórios financeiros com dados extraídos de resultados contábeis, averiguar a capacidade da produtividade para tomar decisões para alavancar a organização.

As decisões são importantes porque consiste na aplicação dos recursos financeiros. Ela tem uma relação direta com o orçamento por gerenciar os ativos circulantes. E é quem determina quais ativos permanentes podem ser adquiridos, substituídos ou liquidados. Fica atento a otimização dos ativos correntes e não correntes, bem ou direito. Deve saber a hora e momento certo de conter gastos ou investir.

C) Como a empresa irá captar recursos para atuar em alguma área, ela será tributada por vários impostos. Faça um resumo sobre os principais impostos envolvidos com a atividade comercial.

Ao identificar a maturidade de sua companhia, o empresário se pergunta: qual deve ser então meu direcionamento estratégico? E como decidir entre as várias alternativas de captação de recursos e expansão? Quanto devo crescer? Em que ritmo? Quais processos devo criar para atender aos níveis de transparência e governança exigidos pelos agentes do mercado? De quantas pessoas vou precisar? O que realmente gera valor para minha empresa? O que preciso fazer agora para não estagnar minha empresa no futuro? O que priorizar? Como tornar negócio perene?

Os caminhos e as fontes de captação de recursos são:

Fomento e crédito

O empreendedor pleiteia o crédito junto a entidades de fomento ou bancos. O pedido passa por uma profunda análise. Se concedido, o contrato é firmado mediante a apresentação de garantias por parte do empreendedor e o pagamento de juros sobre o capital concedido – no caso do fomento, o crédito é concedido a fundo perdido ou as taxas são mais competitivas em relação às praticadas pelos bancos comerciais. Independentemente da modalidade, é preciso estar de olhos bem abertos em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com