TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigo: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

1- Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Deverá ser abordado:

2- a finalidade dos índices de liquidez

3- a finalidade dos índices de atividades

4- o uso e as prerrogativas da alavancagem financeira

5- a consideração do risco econômico

6- a consideração do risco financeiro

7- aspectos gerais do administrador.

1-Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?

Segundo DRUCKER “não se pode gerenciar as mudanças, somente estar à sua frente”. Como se pode perceber nesta frase, é que, em qualquer profissão, os profissionais sempre estejam à frente de seu tempo, de sorte a enfrentar a concorrência.

O administrador financeiro é peça mais importante na empresa, pois pode tomar decisões de forma adequada no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamentos, analisar investimentos, negociar recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando seu desenvolvimento. Tudo isso para evitar gastos desnecessários, exagerados e desperdícios observando os melhores caminhos para empresa obter sucesso.

Conta com auxilio de indicadores para melhor atuação da empresa, os índices de liquidez e índices de atividades. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

2-A finalidade dos índices de liquidez

Conforme sugere seu nome, o índice de liquidez destina-se a fornecer informações sobre a liquidez da empresa, e esses índices algumas vezes são denominados medidas de liquidez. A principal preocupação consiste na capacidade da empresa pagar suas contas em curto prazo, sem demasiada dificuldade. Consequentemente, esses índices concentram sua atenção no ativo circulante e no passivo circulante. Por razões óbvias, os índices de liquidez são particularmente interessantes para credores em curto prazo.

Como os administradores financeiros estão constantemente trabalhando com bancos e outros credores em curto prazo, uma compreensão destes índices é essencial. Uma das vantagens em examinar ativos e passivos circulantes é que, provavelmente, seus valores contábeis e de mercado serão similares.

Geralmente (porem, nem sempre), esses ativos e passivos simplesmente não tem vida suficientemente longa para que esses dois valores divirjam significativamente. Por outro lado, como qualquer tipo de item quase monetário, ativos e passivos circulantes pode variar e variam muito rapidamente; portanto, o valor de hoje pode não ser um guia confiável para o futuro.

3- A finalidade dos índices de atividades

Os índices de atividades trazem informações a respeito das vendas efetuadas no período, compara os prazos médios de pagamentos e recebimentos indicando se há incoerência entre ambos e indica o retorno no ativo, quantas vezes os estoques se renovaram.

Os índices de atividade demonstram como está sendo o ciclo operacional da empresa, que o quanto menor, melhor para a empresa, demonstra também o ciclo de caixa que também é bom para a empresa quando seus valores ficam baixos ou até mesmo negativos.

Os índices de atividade são o Prazo Médio de Estocagem (PME), Prazo Médio de Recebimento (PMR) e o Prazo Médio de Pagamento (PMP), para se obter o PME utiliza-se a média de estoque de dois anos, divide-se pelo Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e multiplica-se por 360 para se obter a média anual. Para encontrar o PMR, é obtida a média do cliente dos dois anos, divide-se pela receita bruta menos a devolução de vendas e multiplica-se por 360. O PMP é obtido através da média do fornecedor dividido pelo CMV e multiplicado por 360.

4- O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira

Alavancagem financeira é a intensidade com a qual a empresa esta endividada. Quanto mais financiamento por meio de capital de terceiros a empresas utilizar, maior será a alavancagem financeira empregada. A alavancagem financeira pode alterar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com