TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

Objetivo do desafio

Estudo sobre as práticas de finanças.

ETAPA 1

Objetivo dos Sistemas de acumulação de custos

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para gestão dos custos.

O tipo de sistema de acumulação a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

Passo 3:

1. Qual é o objetivo de uma empresa?

Para administração financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações e sócios de sociedades por cotas).

Também liderança de mercado, Rentabilidade, Fidelidade do cliente, Crescimento, Eficiência Operacional, Comprometimento do colaborador, Capacidade de liderança, Políticas de qualidade, Performance das ferramentas e Responsabilidade Social.

2. Explicar as atividades de financiamento e investimentos para a administração financeira.

As atividades de financiamentos refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financeiro das atividades de operações e de investimentos. Correspondem ás contas classificáveis no passivo financeiro e no patrimônio liquido. Exemplos: Captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa.

Atividades de investimentos correspondem as contas classificadas no balanço patrimonial, em investimentos temporários e em ativo permanente. Exemplos: compras de maquinaria, integralização de capital de empresas controladas, aplicações financeiras de custo e longo prazo.

3. Quais as funções do administrador financeiro?

As funções do Administrador financeiro são a análises, planejamento, controle financeiro, tomadas de decisões de investimento e tomadas de decisões de financiamentos. Ele acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades. Responsável pela elaboração, controle e análise dos dados financeiros, em conjunto com a contabilidade, elabora relatórios gerenciais e previsões financeiras de apoio à tomada de decisões.

4. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de caixa?

A contabilidade adota o regime de competência para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações. Por esse regime, as receitas são reconhecidas no momento da venda, e as despesas, quando incorridas. Quando se adota o regime de caixa é para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro. Por esse regime, as receitas são reconhecidas no momento do efetivo recebimento, e as despesas no momento do efetivo pagamento.

ETAPA 2

Regime Tributário

O planejamento tributário torna-se uma ferramenta essencial para a sobrevivência das empresas. Através dele, inúmeras decisões podem ser tomadas. Isso se torna ainda mais essencial se considerarmos o cenário brasileiro atual, onde o planejamento é imprescindível para obter sucesso ou simplesmente para sobreviver.

Dessa forma, as empresas que desejam se tornar eficientes devem reservar verbas para investimentos nesse setor, pois a redução de custos resultante de um planejamento tributário adequado costuma ser considerável, sem contar a redução de riscos relacionada a possíveis autuações fiscais.

É importante esclarecer que o planejamento tributário é bem diferente da sonegação fiscal, pois se trata de ações que reduzirão a carga tributária, sem sonegar ou fraudar o fisco. É feito em conformidade com a legislação, que por ser demasiadamente complexa, impõe a necessidade de auxílio de consultores especializados para que seja possível cumprir com todas as obrigações tributárias exigidas pelo fisco de maneira correta, sem comprometer o controle de custos.

Tabela : REGIME TRIBURÁRIO (Lucro Real, Presumido e Simples)

REGIME TRIBUTARIO QUEM SE ENQUADRA E PODE OPTAR ALIQUOTAS VANTAGENS

Lucro Real Quem se enquadra no lucro real precisa manter alguns registros contábeis digitalizados, através da Escrituração Contábil Digital (ECD), como o livro diário, o livro razão, livros de balancetes diários, balanços e fichas de lançamento comprobatórias e, a partir do próximo ano, também o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real). A pessoa jurídica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagará o imposto à alíquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, apurado de conformidade com o Regulamento.

O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural

- Tributação teoricamente mais justa, sobre os resultados ( e não sobre uma base de faturamento, como no Lucro presumido).

- Aproveitamento de créditos do PIS e COFINS.

- Possibilidades de utilização de dezenas de formas de planejamento tributário.

Lucro Presumido Quem se enquadra no lucro presumido deverá apurar a base de calculo da contabilização social através da aplicação de 12% sobre a receita bruta auferida no período, acrescida dos ganhos de capital, rendimentos de aplicações financeiras e as demais receitas e resultados positivos. O lucro presumido pode ser adotado por empresas com faturamento anual de até R$ 48 milhões. A alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder à R$ 20.000,00 por mês. - Escrituração Contábil.

- Prejuízo apurado no próprio ano pode ser compensado integralmente com lucros do exercício.

Lucro Simples Quem se enquadra são empresas de pequeno porte, microempresas que visam a simplificação de suas obrigações tributarias. São progressivas, variam de 15% e aumentam até 27,5%. Podendo ser, nas faixas superiores de receita, especialmente para empresas de serviços, mais onerosas para do que os regimes de Lucro Real ou Presumido.

Passo 3

1. Por que o dinheiro perde o valor ao longo do tempo?

Porque o tempo influência diretamente no valor do dinheiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com