TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIROEM UMA EMPRESA

É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar o desempenho da empresa, avaliando sua situação financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações, reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos (este é o chamado regime de competência), mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.

Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como o administrador financeiro utiliza o regime de caixa, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma delas. A finalidade dos índices de liquidez

Indica se a empresa tem condições de pagar suas dividas totais, mesmo aquelas de longo prazo, com os recursos que possui no seu Ativo Circulante, podendo medir quão solida é a base financeira da empresa. Os índices de liquidez existentes são: indicie de liquidez corrente, seca, imediata e geral (ASSAF NETO, 2009, p. 224-5).

A finalidade dos índices de atividade

Os indicadores de atividade têm por objetivo a medição das diversas durações de um “ciclo operacional” , que envolve todas as etapas operacionais referentes a uma dada empresa (desde a aquisição de matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas, ou serviços prestados). Para tanto são estabelecidos para o trabalho os prazos médios de estocagem, pagamento de fornecedores e cobrança (ASSAFNETO, 2009, p.225-7). Indica como e qual o nível de deficiência que a empresa utiliza seus recursos.

O uso e as prerrogativas da alavancagem financeira

Em finanças, alavancagem é o termo geral para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade por meio de endividamento. O incremento proporcionado através da alavancagem também aumenta os riscos da operação e a exposição à insolvência. Formas comuns de conseguir alavancagem são: tomar dinheiro emprestado, comprar ativos fixos e usar derivativos. Portanto, só existe alavancagem financeira se a empresa possuir capital de terceiros em sua estrutura de capital. Alavancagem financeira corresponde à relação entre capital próprio e créditos aplicados em uma operação financeira. Segundo Gitman, é o uso de ativos ou recursos com encargos financeiros fixos, para aumentar os efeitos de variações do lucro antes de juros e imposto de renda sobre o lucro por ação seja, para aumentar o retorno dos acionistas da empresa. Assim, a empresa usa recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, etc.) para maximizar os efeitos da variação do lucro operacional (LAJIR) sobre os lucros por ação. Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno. A alavancagem financeira é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. Os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos para uma empresa quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria a uma empresa captar recursos a longo prazo, se estes fizessem com que o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse à sua posição anterior à da captação. Alavancagem financeira é isso: a "alavanca" que esta captação produz (ou não) no retorno aos acionistas.

A consideração do risco econômico

O risco econômico é calculado matematicamente conforme a combinação de diversos indicadores macroeconômicos e o grau de exposição são calculados de acordo com o volume de ativos e investimentos internacionais já alocados no país, ou recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com