TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  7.170 Palavras (29 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO I - SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 6

PRINCIPAIS SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 6

SISTEMA DE ACUMULAÇAO POR PROCESSO 7

SISTEMA DE ACUMULAÇAO POR ORDEM DE SERVIÇO 8

SISTEMA DE CUSTOS PELA RESPONSABILIDADE 8

CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTOS EMPRESARIAIS 9

PERGUNTAS E RESPOSTAS 12

CAPÍTULO II – TIPOS DE NEGOCIOS E METODOS DE TRIBUTAÇÃO 16

SOCIEDADE POR COTAS 16

SOCIEDADE POR AÇÕES 17

MÉTODOS DE TRIBUTAÇÃO 17

SIMPLES NACIONAL 17

LUCRO REAL 18

LUCRO PRESUMIDO 18

LUCRO ARBITRADO 19

O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 21

INFLAÇÃO E RISCO 21

PREFERÊNCIAS PELA LIQUIDEZ 22

CAPÍTULO III – ORÇAMENTO DE CAPITAL 23

TAXA MÉDIA DE RETORNO (TMR) 26

PERIODO DE RECUPERAÇÃO DO INVESTIMENTO (PAYBECK) 27

VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL) 27

INDICE DE LUCRATIVIDADE (IL) 27

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 27

CONCLUSÃO 28

BIBLIOGRAFIA 29

INTRODUÇÃO

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada à Administração, Economia e a Contabilidade.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como o “sangue” ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entra em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que se confundem, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.

É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar a desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos (este é o chamado regime de competência), mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.

Os contadores admitem a extrema importância do fluxo de caixa, assim como o administrador financeiro se utiliza do regime de caixa, mas cada um tem suas especificidades e maneira de descrever a situação da empresa, sem menosprezar a importância de cada atividade já que uma depende da outra no que diz respeito à circulação de dados e informações necessárias para o exercício de cada uma delas.

.

CAPÍTULO I

Neste trabalho, apresentaremos os principais sistemas de acumulação de custos quanto ao processo produtivo e quanto ao modelo de gestão.

Cada empresa adota um sistema próprio de apuração de custos, pois este depende da complexidade de suas operações.

O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com