TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.863 Palavras (16 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 16

Área temática: Administração Financeira

Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso.

AUTORES

RENATA GAMA E GUIMARO MOURA

Universidade Federal de MatoGrosso do Sul

rmoura@ceul.ufms.br

OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

shikos@terra.com.br

Resumo

Este artigo se dedica a demonstrar a importância de se elaborar um planejamento financeiro que dê suporte ao gestor das pequenas empresas, as quais caracteristicamente, não tem o hábito de faze-lo, pelo menos formalmente.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira.

Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.

PALAVRAS-CHAVES: Pequena empresa, planejamento financeiro, gestão eficiente

Abstract

This article intends to show how important is for a small company manager to have a financial planning at hands, what usually such companies are not formally provided with.

The financial planning development must include the study of some environmental events which can affect the expected budget as much as the real or actual results of these companies, and so give their managers conditions to get an efficient administration, deciding on needs or excess of funding.

With an informal financial planning, even without scientific recognition, the company we are studying shows clearly the efficiency of this kind of control has been used to a safe administration.

Keywords : Small company , Projected budget and results, Efficient management

2

Introdução

Atualmente existe uma grande preocupação com a gestão das pequenas empresas, uma vez que as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável e responsáveis pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho e pelo incentivo ao desenvolvimento empresarial.

As pequenas empresas tem atuado em vários setores e alcançado êxito em muitos deles, principalmente quando concentra seus esforços em mercados pequenos, isolados, despercebidos ou imperfeitos, atendendo uma demanda marginal e flutuante, mas também encontra várias adversidades como problemas de ordem econômica, financeira, técnica, mercadológica, administrativa ou comportamental, e pela dificuldade de superá-los, muitas delas encerram as atividades de forma involuntária.

Mesmo considerando a existência de vários tipos de problemas, este artigo se concentrará no problema de aspecto financeiro, o qual acredita-se ser gerado a princípio, pela falta de planejamento financeiro, o qual deveria ser utilizado para estimativas de necessidades financeiras, orientando para a melhor forma de manter a disponibilidade exigida e financiamento para o atendimento das necessidades operacionais, minimizando custos de oportunidade (com investimentos a curto prazo) e evitando custos onerosos (programando linhas de crédito).

Neste artigo demonstra-se, através de um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de construção civil, a eficiência da elaboração de um planejamento financeiro que poderá ser utilizado como instrumento de gestão, no qual poderá ser previsto o lucro líquido a ser obtido através de previsão de vendas e despesas a ser realizado pela matriz e representação, no período mensal.

Através das projeções, o gestor poderá ter acesso ás informações sobre necessidades ou excessos de caixa, tendo a oportunidade de planejar formas de financiamento ou investimentos adequados ás atividades da empresas.

1 Classificação e características da pequena empresa

Segundo o SEBRAE (2006), a classificação do porte das empresas, permite com que as mesmas possam usufruir de benefícios e incentivos previstos nas legislações, que dispõem sobre o tratamento diferenciado ao segmento.

Conforme o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, aprovado em 1999 pela Lei nº 9.841/99, embasada nos artigos nº 170 e 179 da Constituição Federal, regulamentada pelo Decreto nº 5.028/2004, de 31 de março de 2004, a classificação poderá se dar de duas (02) formas: 1). Através da receita bruta e/ou 2). Pessoas ocupadas nas empresas (número de funcionários).

A primeira determina que:

. Microempresa é a empresa que gera uma receita bruta anual igual ou inferior a R$ 4333.755,14 (quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e quatorze centavos).

. Empresa de Pequeno Porte: é a empresa que gera uma receita bruta anual superior a R$ 433.755,14 (quatrocentos e trinta e três mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e quatorze centavos).

Tais critérios vem sendo atualmente utilizados para diversos programas de crédito do governo federal como incentivo às MPE (Micro e Pequenas Empresas).

3

A segunda forma de classificação considera a diferença de segmentos e determina que deverão ser consideradas:

. Microempresa: . na indústria e construção: até 10 pessoas ocupadas

. no comércio e serviços: até 09 pessoas ocupadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com