TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Universitário: Administração Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento e Controle de Produção nas Empresas

È o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando , assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações , suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a última etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficiente; o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar planejamento a controle é comparar o programado e o realizado, é agregar qualidade, flexibilidade e melhor custo.

O planejamento realizado por este ambiente estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações:

O que produzir? – Determinação do produto a ser feito.

Quanto produzir? – Quantificação da produção.

Com que produzir? – Definição do material a ser usado.

Como produzir? – Determinação do processo ( modo de fazer).

Onde produzir? – Especificação dos equipamentos.

Com quem produzir? – Quantificação da mão-de-obra.

Quando produzir? – Estipulação do prazo de execução.

Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos , atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. Neste encadeamento de ideias e objetivo a serem atingidos, o planejamento e controle da produção – P.C.P. – é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos . Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte , um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informação ( Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados . Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um planejamento, veem-se reduzidas.

Previsão de Demanda

As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura são da maior importância para a elaboração do planejamento de longo prazo. Mesmo em indústrias que fabricam produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com