TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Casos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros devem ser atingidos, ele é, portanto, uma demonstração daquilo que deve ser feito no futuro. Para fins de planejamento, pensar no futuro à curto prazo, em geral significa pensar os próximos 12 meses e, a longo prazo em geral é assumido como os próximos dois a cinco anos, período chamado de horizonte de planejamento que é a primeira dimensão do processo de planejamento que deve ser estabelecida.

O planejamento da administração financeira, busca fazer com que a empresa não só mantenha seu valor patrimonial e financeiro, como também seja agregado mais valor aos mesmos, através de uma maior taxa de retorno do capital, participação do mercado e obtenção de recursos financeiros com menor custo. Nessa tentativa de gerar valor, a estruturação dos planos de vendas, elaboração de demonstrações projetadas, planejamento de caixa e de lucros, serão utilizados para definir estratégias de curto e longo prazo. Gitman (1997, p.588) discorre "O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos". Com base nos dados expostos na projeção de vendas, a empresa terá condições de atingir uma maior abrangência do mercado com um menor desvio de vendas previsto e uma maior lucratividade. Com as demonstrações financeiras projetadas, tanto o administrador quanto o credor terão subsídios para analisar as origens e aplicações de recursos da empresa, uma vez que pontos cruciais, como o planejamento de caixa, planejamento de lucros e a previsão de vendas, entre outros, darão a credibilidade necessária ao projeto. No planejamento de longo prazo é possível realizar ajustes caso os planos de curto prazo apresentem alguma falha, ou, o mercado sofra algum desvio, seja ele uma crise ou diminuição de demanda.

A interferência do tempo sobre a moeda, pode ser traduzida não só como os efeitos da inflação sobre o poder de compra da moeda, pois, inflação significa o quanto a moeda perdeu seu valor de compra num determinado espaço de tempo. Cada ponto percentual de inflação significa que gastar-se-á mais dinheiro na compra de um mesmo produto que teve seu valor majorado desde a última vez que foi adquirido. A liquidez também pode ser usada nesta tradução uma vez que o investidor sempre tem em mente que o uma determinada quantia tem maior valor hoje do que no futuro, ou seja, R$1,00 vale mais hoje do que daqui a um ano. Vale lembrar que, o fator risco também influi, pois, quanto maior o risco de um investimento, maior será a recompensa exigida pelo investidor para deixar um projeto mais seguro e transferir seu dinheiro para um projeto menos seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com