TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Universitário: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.019 Palavras (13 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma gestão financeira adequada.

Portanto, é de extrema importância uma correta administração financeira, pois a mesma permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

ETAPA 1

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

Há vários sistemas de acumulação de custos, entretanto apenas cinco são os mais utilizados. Quando a empresa produz e vende os produtos por encomenda, a contabilidade de custos emprega o sistema de Acumulação de Custos por ordem de produção, uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produtos.

Quando a empresa fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da contabilidade de custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Os Sistemas de acumulação de Custos podem trabalhar com um dos três critérios de custeio: o critério de custo por absorção, o critério de custo direto (ou variável) e o critério do custo ABC (Custeamento Baseado em Atividade). Esses critérios têm um ponto em comum: eles se preocupam com a administração dos custos indiretos. E ao mesmo tempo, apresentam uma diferença fundamental: cada um deles fornece informações gerenciais exclusivas, ou seja, a Contabilidade de Custos pretende com o emprego de cada um deles produzir diferentes informações que vão atender a necessidade distinta.

O critério de custo por absorção é aquele que inclui todos os custos indiretos de fabricação de um certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais. A finalidade principal do critério é ter o custo total de cada objeto de custeio. Esse custo total se destina, entre outros fins, a compor informação significativa no auxilio a decisão de estabelecer os preços de venda dos produtos ou serviços.

O critério do custo direto (ou variável) é aquele que só inclui no custo das operações, dos produtos, serviços e atividade os custos diretos e variáveis. Para que um custo (ou despesa) detenha as condições necessárias para compor o custo de um produto, é necessário que esse custo seja facilmente identificado com o produto, isto é, seja direto (onde não necessite rateio) e que seja variável diante da variabilidade de um indicador que represente o produto, a operação, o processo, o componente ou a atividade. A finalidade principal do critério é a determinação da contribuição e total ou unitária de cada objeto de custeio.

O critério do custo ABC trata de administrar os custos indiretos de fabricação, num primeiro momento. É uma forma mais sofisticada de apropriar os custos indiretos. Sua ideia básica é mostrar que as operações industriais podem ser subdivididas em atividades, essas atividades é que consomem os recursos disponíveis que são definidos pelos custos e despesas gerais.

Desse modo os custos indiretos chegariam a seus portadores com mais exatidão. Se o administrador adotar para a sua empresa um sistema de custo do qual não é o apropriado á ela, poderá ter um preço muito baixo ou terá um preço muito alto no valor do produto.

• Qual é objetivo de uma empresa?

O objetivo de uma empresa (qualquer que seja seu objeto) é gerar lucro para seus proprietários ou acionistas. É isso que a diferencia de outras organizações existentes na sociedade, como as governamentais e as não governamentais, mas também não-empresariais.

A função da empresa também é tipicamente social (qualquer que seja o seu objeto)

Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

Os investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

Os financiamentos são tomados para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazo e a estrutura de capital.

• Quais as funções do administrador financeiro?

Análise, planejamento e controle financeiro;

Tomadas de decisões de investimentos;

Tomadas de decisões financeiros.

• Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

Regime de competência as transações são reconhecidas no período em que ocorrem, ou seja:

Despesas são contabilizadas no momento do consumo do gasto, independente do pagamento.

Receitas são contabilizadas no momento em que foram geradas, independentemente de recebimento.

Regime de Caixa as receitas são contabilizada quando recebidas, e as despesas quando pagas.

Regime de Caixa aplicação restrita.

Regime de Competência uso universal aceito e recomentado pelo regulamento do imposto de renda.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com