TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentaria

Dissertações: Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Administração de Caixa: É um dos setores mais importantes para a empresa, pois muitas vezes empresários se dedicam na maximização da quantidade e qualidade de seus produtos, mas se esquecem de dar uma atenção à parte financeira de sua empresa, o que acaba acarretando problemas futuros de controle de gastos e etc. Para que uma empresa consiga se manter estável e competitiva no mercado é necessário um cuidado especial nessa área, com um profissional adequado onde se utiliza demonstrativos de fluxo de caixa que permite avaliar o desenvolvimento do equilíbrio da empresa com suas determinadas entradas e saídas.

A administração de caixa tem por objetivo identificar excedentes ou insuficiências de recursos que possam prejudicar a manutenção de um caixa mínimo de forma a equilibrar a liquidez da empresa.

Em sua essência, a administração de caixa busca ser um referencial que possibilite o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa, indispensável no processo de tomada de decisão.

Controle Financeiro: Um bom controle financeiro pode evitar futuras situações desagradáveis para uma empresa. Um bom planejamento e controle financeiro possibilita um alcance de metas e outros objetivos almejados por uma empresa, a longo prazo é possível identificar antecipadamente a insuficiência ou excesso de recursos para investimentos necessários. É uma forma eficiente de controlar as disponibilidades que a empresa possui, minimizando encargos, seja com gastos, empréstimos, e aumentando rendimentos provenientes de investimentos quando possível.

Controlar as finanças é saber como, quando, onde e quanto dinheiro foi ganho e gasto com você ou sua empresa e também prever receitas e despesas.

No caso de Finanças Empresariais, possuir um Controle Financeiro Empresarial irá ajudá-lo a entender as entradas, saídas, receitas e dividendos. Além de poder controlar seus custos com salários e demais tarefas pertinentes da área financeiro de uma empresa. O Controle Financeiro pode ser segmentado por planilha financeiro, Gerenciador Financeiro, Programa Financeiro pago ou gratuito, mas a principal tarefa é realizar essa tarefa com organização para obter os resultados.

Métodos

Os métodos mais utilizados para a administração de caixa se relacionam tanto a abordagens subjetivas como a modelos quantitativos.

A ênfase está nos métodos quantitativos, já que a abordagem subjetiva não leva em consideração fatores objetivamente identificável no fluxo de caixa, estabelecendo o volume de recursos a serem mantidos em função do valor das vendas mensais.

Além do fluxo de caixa projetado que se destina a mostrar ao administrador as necessidades futuras de um caixa mínimo, bem como a probabilidade de recorrer a financiamentos externos, outros métodos são utilizados para a administração de caixa. Abaixo seguem comentários a respeito de alguns desses modelos.

1. Modelo de Baumol

Este modelo, aplicável em situações em que exista um fluxo regular de recebimentos e pagamentos, propõe a utilização do conceito de Custo Econômico de Conversão (VEC) para reposição de caixa em função de futuras demandas.

Se a empresa mantém a posse de títulos negociáveis de curto prazo, estes atuariam como uma reserva para suprimento de caixa em eventuais necessidades. Neste caso, o Modelo de Baumol propõe a administração de caixa levando-se em consideração os custos de conversão dos títulos e os custos de oportunidade relacionados à manutenção de excedentes monetários.

Se a empresa não mantém títulos negociáveis, mas tem a oportunidade de manter seus fundos em aplicação financeira, o Modelo de Baumol considera os rendimentos e os custos dessa aplicação de modo a adequar os resgates necessários à maximização dos benefícios financeiros.

2. Modelo de Miller-Orr

Este modelo é mais aceitável, pois o mesmo é utilizado quando há muita incerteza no fluxo de recebimentos e desembolsos, apesar da dificuldade de sua aplicação.

O exemplo do Modelo de Baumol, o método idealizado por Miller e Orr, pressupõe a existência de dois ativos distintos: o caixa (representando recursos monetários internos) e investimentos (representando títulos negociáveis de curto prazo, ou aplicação de liquidez imediata). Poderá ocorrer a transferência de recursos do caixa para o investimento (conversão de moeda em títulos negociáveis) e vice-versa (venda de títulos a vista). Estas transferências de recursos são feitas quando o caixa atingir o limite máximo ou mínimo que é determinado pelo modelo.

Estas operações de resgate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com