TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentaria

Artigos Científicos: Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  9.375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS PALMAS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

JÚLIA ALVES GOMES

QUESTÕES

1) Qual o objetivo econômico da empresa.

Maximização de seu valor de mercado, pois assim aumenta – se a riqueza de seus proprietários e acionistas. Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros adequados por longo prazo.

2) A geração de lucro e caixa tem alguma importância para empresas públicas.

Na empresa pública também é importante, pois o reinvestimento de recursos é possível executar melhoria e a expansão dos serviços prestados a comunidade. A geração permanente de lucro e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração e pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental.

3) Como podem ser agrupadas as atividades empresariais, de acordo com sua natureza. Descreva as principais características de cada grupo de atividades empresariais.

Podem ser agrupadas, de acordo com a natureza em: operações, investimentos e financiamentos.

Atividades de Operações: são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários. Basicamente, as atividades operacionais relacionam – se com a compra e venda de mercadorias, compra de matérias primas e suas transformações, venda de produtos, prestação de serviços, armazenagem e distribuição.

Atividades de Investimentos: atividades executadas em consequência das decisões de aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente. Correspondem as contas classificadas no balanço patrimonial, em investimentos temporários e em ativos permanentes. Exemplos: compra de maquinaria, aplicações financeiras e etc.

Atividades de Financiamentos: refletem decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. Correspondem as contas classificáveis no passivo financeiro e no patrimônio liquido. Exemplo: captação de empréstimos.

4) Classifique as atividades a seguir relacionadas em: Operações (O), Investimentos (I) e Financiamento (F).

(F) captação de empréstimo

(O) compra de mercadoria para revenda

(I ) compra de material para consumo

( I ) venda de itens do ativo imobilizado

(O) venda de produto de fabricação própria

( I ) recebimento das vendas de mercadorias

(O) gastos com fabricação de produtos

( I ) compra de máquinas e equipamentos

(F ) integralização de capital da empresa pelos acionistas

(O) pagamento de aluguel

5) Quais as funções básicas de um administrador financeiro.

As funções típicas são: análise, planejamento e controle financeiro; tomadas de decisões de investimentos; e tomadas de decisões de financiamentos.

Análise, planejamento e controle financeiro: consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros e participar das decisões estratégicas.

Decisões de investimentos: é a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes e não correntes, considerando – se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

Decisões de financiamentos: são tomadas para captação de recurso financeiro para o financiamento dos ativos correntes e não correntes considerando a combinação adequada dos financiamentos a curto e em longo prazo.

6) Leia a seguinte afirmação e escolha a alternativa correta: “O ciclo operacional nunca é menor do que o ciclo financeiro”.

a) A afirmação está correta.

b) A afirmação esta errada

c) A afirmação esta parcialmente correta, pois às vezes o ciclo financeiro termina depois do ciclo operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com