TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentaria

Casos: Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 01 PASSO 01

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo demonstrar como a produção e comercialização de cachorro-quente torna-se uma boa atividade empresarial. A atividade da empresa aliada ao sistema de custeio demonstra as melhores decisões a serem tomadas para o retorno ao mercado.

Esta pesquisa teve caráter descritivo e foi operacionalizada através de um estudo de caso. Neste contexto, no estudo foram identificando todos os custos diretos e indiretos que envolvem a atividade a fim de obter uma melhor compreensão do sistema de gerenciamento de custos, receita, e resultado, visando à viabilidade financeira e o retorno da empresa objeto de estudo ao mercado.

Há décadas, a produção de cachorro-quente vem se destacando na economia brasileira. O comércio de alimentos em praças, avenidas e ruas, tende a gerar empregos e ser a fonte de renda de um grande número de pessoas ou até mesmo famílias. Diante dos fatos anteriormente destacados, o governo e os sindicatos se mostram muito interessados em incentivar e regularizar a categoria, tanto na área comercial como na área da indústria de alimentos.

O comércio em vias públicas do cachorro-quente possui diversas variáveis, sendo a mais relevante o seu preço. Este fato pode ser gerado por diversos fatores ligados à produção e ao consumo. A produção varia de acordo com o consumo e consequentemente, o valor investido nos ingredientes, chamados de custos diretos e indiretos utilizados na sua produção, fator este, predominante, pois o custo de aquisição dos insumos (ingredientes) é determinado pelo mercado, bem como, o fluxo do consumo do cachorro quente, pode variar de acordo como preço ou a demanda do produto.

A prática da venda do cachorro-quente pode se bem estruturada, tornar-se um bom investimento ao empresário. O negócio pode prosperar, trabalhando de forma individual ou coletiva, porém necessita-se adquirir conhecimento na área. Entidades oferecem cursos, nas áreas de produção, comercialização e controle de custos de diversos ramos de atividade.

No Brasil, na década de 60 o cachorro-quente era a grande moda entre os jovens e ponto de encontro para conversas informais. Porém, no Brasil, o produto enfrenta um dos mais graves problemas que lhes atingem, a incansável ronda da fiscalização sanitária. Considerado como grande empecilho ao comerciante. A vigilância sanitária, órgão de vigilância pública, tem como objetivo proteger a saúde da população, e por isso argumenta, “em matéria de alimentos de rua e segurança alimentar, contudo, ainda há muito o que regulamentar” especialmente o comércio do cachorro-quente apresenta alguns riscos, pois o consumidor dificilmente tem informações higiênicas sanitárias sobre o produto que está consumindo.

No dizer de Lucas e Torres (2002, p. 3), “o cachorro-quente não é uma preparação considerada de alto risco, pois o processo de fabricação é simples, não são realizadas muitas etapas e envolve pouco manuseio. O fato de o consumo do lanche ser imediato ao preparo também é um fator positivo, pois não se adicionam ao processamento os possíveis erros realizados pelo consumidor”.

Mesmo com os problemas que enfrenta no país, a procura é alta, pois o produto é de fácil acesso e seu preço de venda é baixo. As ruas das grandes metrópoles brasileiras são repletas de consumidores de alimentos à procura de agilidade no atendimento, preço baixo e tempo curto na degustação de um produto que possa satisfazer sua necessidade.

Conceito de Contabilidade de Custos

A Contabilidade é uma técnica, utilizada para coletar, processar, registrar e interpretar as operações financeiras de uma empresa, e não sendo de diferente utilidade, no setor de custos, que com estes dados poderá controlar todas as operações do negócio.

A Contabilidade de Custos possibilita a uma administração utilizar as contas para esclarecer os custos de produção e de distribuição, seja por unidade ou por total, para um ou todos os produtos fabricados ou serviços prestados e os custos das diversas funções do negócio, com a finalidade de obter operação eficiente, econômica e lucrativa.

Segundo George Leone (2000) a contabilidade de custos: É o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento.

Nessa mesma perspectiva Martins (2006, p. 84) explica que: “quaisquer que sejam as formas de apropriação dos custos é fundamental lembrar sempre que a Contabilidade Financeira “entrega “à de Custos certo montante de custos de produção do período, e a Contabilidade de Custos “devolve” à Financeiros produtos acabados”.

A Contabilidade de Custos é, portanto, uma importante ferramenta para avaliar

Consequências a curto e/ou longo prazo, sobre medidas a serem tomadas em relação à fabricação, sejam em gastos fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, ou ainda administrativos.

CONCEITOS DE CUSTOS

Custo são gastos, que são investimentos, necessários para produzir os.

Produtos da empresa. São gastos por ela efetuados que farão nascer os seus

Produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são gastos relacionados com os produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral, são gastos ligados à área industrial da empresa.

 Custos Fixos: São aqueles cujo montante independente do volume de produção, dentro de determinado período.

São os custos que tendem a permanecer constantes nas alterações do volume das atividades operacionais. São custos e despesas necessárias para manter o nível mínimo de atividade operacional. Os custos são fixos dentro de um intervalo relevante de produção ou venda, e podem variar se os aumentos ou diminuição de volume foram significativos;

 Custos Variáveis: São aqueles cujo montante acompanha o volume de produção, dentro de certo período.

Estes custos variam na proporção direta das variações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com