TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária

Artigo: Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos. Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística.

Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas. Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo. Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

1 ESTATISTICA BASICA

1.1 Conceito de Estatística

É uma técnica destinada ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis. Diante disso temos a unidade estática e o dado estatístico, onde a unidade se refere ao nome dado a cada observação de um fenômeno individual , uma unidade no conjunto que irá constituir o fenômeno coletivo, já o dado estatístico é o numero que mede a intensidade ou característica de um fenômeno coletivo em estudo.

1.2 Finalidade da Estatística

Tudo o que existe no mundo tem uma finalidade e a estatística tem muitas finalidades. Desenvolver métodos e técnicas para coleta organização, analise e interpretação de dados; fornecer métodos para inferir conclusões sobre um universo maior a partir das observações de um fenômeno, sendo que para inferir conclusões deve-se fazer observações repetidas sobre um dado fenômeno, mantendo-se as mesmas condições.

Grau de incerteza: não sendo possível controlar todos os fatores que influem a observação de um fenômeno estatístico há sempre um grau de incerteza na avaliação dos resultados.

Teoria de Probabilidade: estatística é uma teoria sobre a incerteza. Por isso baseia-se inteiramente na teoria da probabilidade ( de Ocorrência de um Fenômeno).

Probabilidade estatística: são afirmações sobre a possibilidade ou a probabilidade de ocorrência de um fenômeno, desde que satisfeitas um conjunto de condições teóricas.

Fenômenos Aleatórios: são o objeto de estudo da estatística, e se referem a todos os fenômenos observáveis da natureza.

1.3 Estatística: Conceitos Iniciais

O termo estatística provem da palavra estudo e foi utilizado originalmente para denominar levantamento de dados cuja finalidade eram orientar o estado em suas decisões. Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadões, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas ( era fundamental aos comandantes saber de quantos homes, armas, cavalos, etc despunham após a ultima batalha).

Atualmente a estatística é definida como um conjunto de métodos, processo quantitativo que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII com os estudos de Bernoulli, pascal Laplace, Glauss , Galton, Pearson, Fisher, Paisson e outros que estabeleceram suas características atuais.

Ela não alcançou ainda um estado definitivo, continua a progredir na razão direita do desejo de investigação. A estatística é considerada por alguns autores como ciência no sentido do estudo de uma população. É considerado como método quando utilizada como instrumento por outra ciência. Ela mantem com a matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxilio, sem o qual não poderia desenvolver-se.

Com as outras ciências mantem a relação de complemento quando utilizada como instrumento de pesquisa. Em especial esta ultima é a relação que a estatística mantem com a administração, econômica, ciências contábeis, servindo como instrumento auxiliar na tomada de decisões. Portanto a estatística fornece métodos para a coleta organização descrição analises e interpretações de dados e para a utilização na tomada de decisões. Por exemplo: a relação entre o numero de vagas e o numero de candidatos de cada curso da ideia da probabilidade de aprovação.

1.4 A aplicação da estatística na área da Administração.

As empresas começaram a desenvolver uma estratégia para conseguir ampliar negócios e não tinham meios para desenvolver e mostrar como esta sendo produtiva. Desta forma teria que criar ferramentas para avaliar melhor o desenvolvimento, total e individual dentro de sua cadeia produtiva.

Alinhando a estratégia, começaram a buscar dentro da matemática uma forma mais clara e direta para apresentar o objetivo e metas da empresa assim ficaram conhecendo a estatística. E uma diversidade de aplicações no que diz respeito a onde representa de forma muito clara todas as metas das empresas levando em mesmo com base nos resultados anteriores traça uma perspectiva de produção e consumo dos insumos e rentabilidade. No entanto hoje podemos afirmar que a diversidade de formular e conceitos estatísticos esta diretamente ligado nos resultados de uma empresa desta forma fica fácil entendermos como não ainda tem fabricas que não utilizam estes conceitos.

No entanto a estatística em uma base na formação superior porque é de estrema importância para o desenvolvimento dos alunos porque para ser um profissional diferenciado não só tem que ser comprometido mais deve saber interpretar os gráficos apresentado nas fabricas.

Sendo assim teremos que nos empenhar o máximo para aprender e saber desenvolver a capacidade de colocar tudo ou uma grande parte estamos aprendendo no curso de logístico para sermos profissionais mais competentes.

1.5 Relatório Final

Em um primeiro momento o grupo constatou que poderia haver varias modalidades e maneiras para que a estatística pudesse ser aplicada na administração. Há muitos casos que são usados com muita frequência em nosso dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com