TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária

Pesquisas Acadêmicas: Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – Administração Financeira e Orçamentária – Etapa 03

Métodos de Avaliação

No método de avaliação começaremos pelo conceito do valor que tem três fatores importantes, são: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incertezas do fluxo de caixa. Esses fatores são fundamentais na avaliação de um ativo, a responsabilidade da gestão financeira é aumentar o fluxo de caixa amenizando riscos.

O valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros, aplica-se essa regra a qualquer ativo financeiro inclusive os títulos, que é uma obrigação de dívida a longo prazo, emitida por um tomador de empréstimo, em um determinado período será recebidos pelo detentor juros acrescidos em seu preço.

Um dos fatores mais difíceis de lidar é o fator de risco em consequência das incertezas, a avaliação de um ativo é indispensável toda atenção no cálculo do risco.

Como funciona o modelo CAPM.

A idéia do modelo CAPM é combinar um ativo livre de risco com um nível de retorno mínimo a uma carteira formada por ativos com riscos. A fórmula do CAPM nos permite encontrar a taxa justa de retorno de um ativo financeiro a um determinado nível de risco é dividida em duas partes: a primeira (RF) corresponde a taxa livre de risco e a segunda (RM-RF) . bII,M , corresponde ao prêmio de risco.

RI = RF + (RM-RF). bII,M (1)

Onde:

RI = Retorno do ativo

RF = Retorno do ativo sem risco

RM = Retorno da carteira de mercado

bII,M = beta do ativo

CAPM é uma medida da sensibilidade do preço de uma ação ou de uma carteira, às oscilações do mercado

Como se pode utilizar o CAPM nos métodos de Avaliação?

Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM – Capital Asset Pricing Model) é um modelo que propõe medir o risco de um ativo em relação ao mercado de capitais como um todo. Willian Sharpe, criador do modelo na década de 1960, estabeleceu duas grandes vantagens ao relacionar qualquer investimento com o mercado de capitais como um todo (chamado modelo de fator único):

● Simplicidade do cálculo;

● Permite supor que o mercado de capitais representa o grau de economia como um todo, ou seja, tem-se um valor numérico de fácil acesso, o retorno do mercado de capitais (bolsa de valores) para a economia.

O CAPM fornece, assim, um modelo para relacionar risco e retorno, isto é, qual seria o retorno “justo” ou exigido para determinado nível de risco.

O aspecto mais importante do risco é como o risco global da empresa é visto pelos investidores do mercado. O risco global afeta significativamente as oportunidades de investimentos - e o que é mais importante é a riqueza dos proprietários

Tipos de Risco:

RISCO DIVERSIFICÁVEL: representa a parcela do risco de um ativo que está associada a causas randômicas e pode ser eliminada por meio de diversificação. É atribuído a eventos específicos da empresa, tais como: greves, processos e perdas de um importante cliente.

RISCO NÃO DIVERSIFICÁVEL: é atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, e NÃO pode ser eliminado por meio da diversificação. Fatores tais como: guerras, inflação, incidentes internacionais e eventos políticos.

O COEFICIENTE BETA

O coeficiente beta, b, é usado para medir o risco não-diversificável. É um índice do grau de movimento do retorno de um ativo em resposta à mudança no retorno de mercado. O coeficiente beta de um ativo pode ser encontrado examinando-se os retornos históricos do ativo, relativos aos retornos do mercado. Os coeficientes betas podem ser obtidos de fontes de publicações sobre as ações negociadas ativamente ou através de empresas de corretagem. Um beta elevado indica que seu retorno é mais sensível à mudança dos retornos de mercado e, portanto, é mais arriscado. O beta considerado para o mercado é igual a 1,0; todos os outros betas podem ser vistos em relação a esse valor. Os betas de ativos podem assumir valores tanto positivos como negativos, mas betas positivos são o usual. A maioria de coeficientes betas situa-se entre 0,5 e 2,0

Calcular o Retorno esperado (Ks) para esses investimentos, por meio do modelo de Gordon para calcular o preço corrente da ação, considerando as seguintes alternativas:

Companhia A: o Beta é 1,5, o retorno da carteira de mercado é de 14%, título do governo

rende atualmente 9,75%, a companhia tem mantido historicamente uma taxa de crescimento de dividendos de 6%, e os investidores esperam receber R$ 6,00 de dividendos por ação no próximo ano

Resolução

Ks=RF+B (RM-RF) P = D = 6= R$ 59,26

Ks= 0,0975+1,5(0,14-0,0975) (Ks-g) (0,16125-0,06)

Ks=0,16125

Ks= 16,12%

Companhia Z: tem um Beta de 0,9, o retorno da carteira de mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com