TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária

Artigos Científicos: Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Como podemos definir o conceito de mercado financeiro, bem como, do papel do dinheiro na economia.

R: O mercado financeiro pode ser definido como o conjunto de instituições e de instrumentos que são destinados a oferecer alternativas de aplicação e captação de recursos financeiros. Trata-se de um mercado em que “se compram” e “se vendem” as mercadorias, o dinheiro e os capitais.

2 - Como podemos entender o conceito e a aplicação do dinheiro dentro do mercado financeiro, suas funções e seu preço.

R: A principal característica do dinheiro é ser uma mercadoria de troca e seu preço é definido na forma de juros. O dinheiro é essencial para que as transações comerciais se realizem de forma simples e rápida, auxiliando o desenvolvimento comercial e econômico.

Suas funções básicas são: meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor.

3 - Qual o papel desempenhado pelas instituições financeiras na intermediação financeira.

R: A intermediação financeira desempenha papel fundamental no cenário econômico atual. Isso ocorre porque é por meio dela que se podem transferir recursos dos agentes econômicos que possuem recursos em excesso (superavitários) para aqueles que não o possuem (os deficitários).

4 - Quanto as problemáticas que o administrador financeiro lida no dia a dia estão as questões relacionadas a decisão onde captar e onde investir recursos. Quanto à decisão de financiamento as empresas possuem basicamente duas fontes que são os recursos próprios e de terceiros. Comente sobre essas duas fontes:

R: Recursos próprios são recursos obtidos através dos sócios ou dos acionistas. Recursos de terceiros são recursos geralmente obtidos através de bancos e demais instituições de crédito, por meio de empréstimos e financiamentos.

5 - Todo investimento traz a expectativa de um retorno sobre o valor investido, ou seja, uma vez realizado um investimento, os investidores esperam receber no futuro um valor maior do que aquele que fora investido. Quanto ao retorno, podemos dividi-lo em retorno esperado e retorno efetivo. Comente sobre a diferença entre os dois.

R: O retorno esperado é apenas uma expectativa, é o que se espera que um investimento possa proporcionar no próximo período. O retorno efetivo é o que realmente foi conseguido, que poderá ser maior ou menos que o esperado.

6 - Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para análise de investimentos e seus retornos é o fluxo de caixa. Comente sobre esta ferramenta tratando de sua definição e aplicação.

R: O fluxo de caixa representa as entradas e saídas de recursos no caixa da empresa gerados pelo investimento realizado. As entradas do fluxo de caixa ocorrerão no futuro. Para ter uma previsão dos fluxos futuros, mensais, do fluxo de caixa, deve-se projetar um volume mensal de venda, os custos e as despesas variáveis, os impostos, a taxa e os tributos, e dessa forma, estima-se o lucro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com