TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Geral 1

Dissertações: Administração Geral 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

. Discorra com suas palavras as principais teorias que compõem a Teoria Geral da Administração.

Compreende - se

A teoria geral da administração ( TGA) e como um acervo das várias visões da gestão empresarial,que surgiram a partir da revolução industrial. Por isso ela é concebida como um requisito que qualifica como ciência. As principais são as seguintes:

Teoria cientifica de 1903 cujo precursor Frederick W. Teylon,tem como enfoque o desenvolvimento sobre maneiras da razão do trabalho operário. E sua característica mais marcante e a organização cientifica desse trabalho, ou seja, aumentar a produtividade e eficiência do trabalho operário. Na verdade ele primava pelo crescimento da empresa de baixo para cima.

Teoria clássica de 1916 surgiu na França tendo como precursor Henri Fayol,que enfatiza a produtividade com baixo custo de produção,incentivos salariais que despertavam o maior interesse ao empregador. Pode se dizer então que a teoria clássica destaca o crescimento da empresa de cima para baixo,a partir de bons administradores ou gerentes a organização e crescimento das empresas terão maior sucesso.

Teoria neoclássica de 1957 de Peter Ducker, enfatiza principalmente os aspectos prático da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis. Entretanto não deixa de lado os conceitos teóricos surgidos antes dela, ou seja, os autores neoclássicos são bastante ecléticos, pois tem a capacidade de absorver exemplos de quase to das as outras teorias administrativas.

Teoria de relações humanas ou escola de relações humanas de 1932 de Elton Mayon, tem como enfoque as pessoas e a interação dos grupos e comportamento social dos mesmos;ou seja quanto mais integrado ao grupo estiverem mas produzirão.

A escola humanista de administração descontente com tratamento dispensado ao ser humano no enfoque básico,que tratava o trabalhador como uma maquina, resolvendo então conhecer os efeitos sociais e psicológicos do trabalhador. Assim sendo o trabalhador humanamente bem trato gerará maior rendimento as empresas.

Teoria estruturalista 1947 da enfoque principalmente o ambiente e as organizações. Ele parte do pressuposto que um todo e composto por partes que se inter-relacionam.

Segundo Chiavenato 2003 essa teoria trouxe caracteriza-se por sua múltipla abordagem,englobando em sua analise a organização formal e informal,recompensa materiais e sociais e outros,reconhecem os conflitos organizacionais dito como inevitáveis.

Compreende-se então que a teoria estruturalista bem distintas das demais teorias científica,clássica e neoclássica,teve uma proximidade maior com a teoria das Relações humanas, quando então-se preocupa com a divisão de lucros,que não deixa de ser uma valorização do homem com um todo.

Teoria do desenvolvimento organizacional de 1962 e um processo que está relacionado com a teoria comportamental. Essa teoria aborda os estudos de comportamento humano e da estrutura,além disso,é um esforço para alterar comportamento,valores,atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.

A teoria de desenvolvimento organizacional visa compreender os ambientes internos e externos,decidir quais mudanças poderão se realizadas e quais são os resultados dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.

Teoria da contingência de 1972 enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com