TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Geral

Ensaios: Administração Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos básicos

A administração trata, desde seus primórdios, de organizar o trabalho de forma racional. No final do século XIX ela começa a ter status de ciência, com as tentativas de aplicação de métodos científicos ao estudo. A partir disso começa a surgir varias definições de administração. Maximiano (1997), por exemplo, sugere que "a administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos". Sob esta visão, várias pessoas estão envolvidas na administração de uma organização, mesmo que, à primeira vista, não se percebam como tal.

Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade.

 Eficácia é a capacidade de realizar objetivos;

 Eficiência é utilizar produtivamente os recursos;

 Efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

Então, os conceitos e técnicas de administração devem servir para que as organizações tenham o desempenho que esperam. Estas funções podem ser descritas da seguinte maneira:

 Planejamento – diz respeito às decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

 Organização – compreende as decisões sobre a divisão de poder, traduzido em autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e na divisão de recursos para realizar as tarefas.

 Direção ou coordenação – trata de ativar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão, na expressão de Peter Drucker.

 Controle – abrange as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

No entanto, as organizações não são iguais; possuem objetivos e contam com recursos diferentes entre si, atuam em campos distintos. Isto faz com que a administração de cada uma se caracterize distintas. Numa tipologia bastante sintética, mas que serve ao propósito deste texto podemos agrupar as organizações em: governamentais, privadas com fins de lucro e privadas sem fins lucrativos.

- As organizações governamentais têm o objetivo de atender as necessidades públicas e de gerir o funcionamento do Estado.

- As empresas privadas com fins lucrativos são caracterizadas por atender as necessidades de grupos de consumidores, inseridas num contexto maior ou menor de competição em mercados.

- As organizações sem fins lucrativos atuam no âmbito da sociedade civil, onde o aspecto político tem papel de destaque. Sua atuação diz respeito a atingir fins públicos, a partir da utilização de recursos privados e públicos. O ambiente cultural irá condicionar seus objetivos e as estratégias para realizá-los.

Diante desta multiplicidade de organizações, as noções de eficiência, eficácia e efetividade, assim como os processos básicos da administração – planejamento, organização, direção e controle – vão assumir características específicas em cada tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com