TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Jean Baptiste

Trabalho Universitário: Administração Jean Baptiste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Jean Baptiste Say

Francês, nascido no ano de 1767, na cidade de Lyon, Jean Baptiste Say, numa época onde os pensamentos iluministas eram dominantes, tinham como base liberalismo racionalismo e individualismo, de família protestante reuniu principais idéias com Adam Smith, David Ricardo e Thomas R. Malthus, desenvolveu a lei econômica, a lei de Say, que se manteve como princípio fundamental da economia ortodoxa até a grande depressão (1930)

Presenciou em sua juventude a Revolução Francesa de 1789, esta marcada o inicio da era moderna e fim da dominação da nobreza.

Em Paris, Jean conseguiu seu primeiro emprego num banco, porem foi na Inglaterra que iniciou no mundo econômico, pois o país passava por um período de industrialização, também descobriu Adam Smith, e através de suas obras iniciou sua formação e pensamento político. Defensor da liberdade de produção e de consumo, e convicto de que o capitalismo sempre se ajusta às crises, criou uma escola própria quando elaborou a teoria segundo a qual é a utilidade, e não o trabalho, que determina o valor de um bem. Ele inventou a lei dos mercados, a lei de Say, que é uma das bases de toda a teoria econômica clássica da produção e que, teoricamente, elimina toda a intervenção governamental na economia.

No final da Revolução Francesa que durou 10 anos marcado historicamente Jean iniciou sua carreira no Courier de Provence como jornalista liberal, passou por diversos jornais e por fim como diretor no societé dês Republicains, publicou ideias econômicas de Adam Smith. De acordo com Porto Carreiro, de 1799 a 1814, foi membro do Tribunat, sendo demitido por ordem de Napoleão por se recusar a publicar algumas idéias do imperador.

Jean ingressa no ramo da indústria depois de abandonar a política e o jornalista, nesta fase empreendedora empregou cerca de 400 funcionários.

Troca as artes pela indústria, Paris por Auchy. Monta uma empresa têxtil que dizem ter sido muito próspera). Foi uma experiência industrial sem dúvida exemplar, mas que serviu apenas para ilustrar um pensamento definido

O fim do império deu inicio a dedicação intelectual de Say, neste período escreveu suas mais relevantes obras alem de contribuir para o ensino econômico na França. Athénée (1815-1816), Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (1820) e, Collège de France (1831).

Cabe ressaltar alguns pontos da carreira desse grande economista, destacando uma das maiores contribuição para a Economia que são as Leis do Mercado.

Da bibliografia deixada por Say, as principais obras foram:

Traité d'Économie Politique (2 volumes – 1803 e editado em 1814);

Cathécisme d'Économie Politique (1817);

Lettres à Malthus (1820);

Cours Complet d'Économie Politique (6 volumes - 1828-1829).

Assim como Smith, Say criticou fortemente as doutrinas do mercantilismo e procurou substituí-las pelo pensamento mais liberal.

• 1803 que publicou aquela que é considerada sua maior obra, o Traité;

• 1814, publicou uma segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com