TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean-Baptiste Debre

Seminário: Jean-Baptiste Debre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 13

Século XIX

Jean-Baptiste Debret Nasceu em abril 1768 na França Morreu- 28 Junho 1848

Chega ao Brasil 1816 Pintura- 1820 -1830

A pintura retratar

O que acontecia com escravos fujões: eram capturados pelo capitão-do-mato

Por crise econômica e Domínio inglês (1820)

Liderança Da Burguesia Portuguesa

Objetivo

Volta de D.João VI ao Brasil

Constituição

Recolonizacão do Brasil (volta do monopólio Português)

1821 D.João VI retorna Portugal

Arte neoclássico e realidade Brasileira.

Retrata: Os negros escravizados no Brasil

1820-1830

Da coleção Viagem Pitoresca e Historia do Brasil

1828 Debret- Foi peça chave na fundação da academia Imperial de Belas Artes- onde deu aula vários anos

Detalhista

Sua obra é de Grande contribuição para o Brasil

(1821-1822) Processo de independência

Corte Portuguesas (Parlamento) tentam colonizar o Brasil

Exigência da volta de D.Pedro para Portugal

Janeiro de 1822 “Dia do Fico”

Elites colônias Brasileiras a próximas de D.Pedro

D. Pedro anuncia permanência no Brasil

CARLOTA JOAQUINA

Carlota Joaquina de Bourbon, filha primogênita do rei da Espanha Carlos 4º com D. Maria Luisa de Bourbon, nasceu em Arajuez em25 de abril de 1775.

Com apenas 10 anos casou-se por procuração com o príncipe de Portugal D. João, posteriormente rei de Portugal ( D. João 6º).

Deu `a luz nove filhos.

Foi obrigada a embarcar para o Brasil com a família e o restante da corte Portuguesa.

No Rio de janeiro preferiu sempre morar longe de seu marido.

Era extremamente voluntariosa então era dotada pelo padrão de beleza exigido pela sociedade

Por diversas vezes Carlota Joaquina tentou tomar o poder do seu marido.

Em 1805 ainda em Portugal o regente descobriu uma conspiração tramada por ela que sempre encontrava um jeito de obter informações dos acontecimentos no reino para isso, subornava o as súditos do palácio real.

Quando estava de mau humor, Carlota Joaquina mandava chicotear os transeuntes que não se ajoelhavam diante do cortejo da sua comitiva.

Observamos no filme o modo como Dona Carlota se porta no Brasil: ela odiou nosso país desde antes de pisar em nosso solo; exigia que,quando ela passasse na rua, todos se ajoelhassem diante dela; e inclusive tentou convencer D. João a torná-la a rainha da Região do Prata (correspondente ao Uruguai e parte da Argentina), então parte do Império Espanhol - e,nessa empreitada, ela tem a ajuda de um dos amantes, José Presas, que mais tarde é deportado e escreve um livro contando intimidades de D. Carlota, um recurso para se vingar dela. Porém, seus planos são constantemente frustrados pelo marido, que alega não ter dinheiro para tal empreendimento.

A constituição iniciou-se em 24 de fevereiro de 1891 e vigorou até a constituição de 1934.

Definiu-se também a separação entre a igreja e o estado.

Principais pontos da constituição de 1891 Abolição das instituições monárquicas Os senadores deixam de ter cargos vitalícios. O presidente da republica passou a ser o chefe do poder executivo As eleições passaram a ser pelo voto direto, mas continuou a ser não - secreto

Quando a família real volta à Europa. Carlota Joaquina limpa os sapatos na amurada do navio, dizendo que desta terra não queria levar nem o pó, e depois joga os sapatos no mar.

Carlota Joaquina acaba morrendo sozinha e pobre no castelo da Quinta do Ramalhão .

muitas coisas que vivenciadas nos dias atuais. Uma menina jovem sonhadora que por ambição, se casa com um homem mais velho, acaba se tornando uma mulher invejosa, ambiciosa, egoísta e má, que por sua vez tem um marido medroso sem condições nenhuma de assumir o poder, isso nos dias de hoje o pai constrói um império e mais tarde o filho assumi sem condições nenhuma e acaba perdendo ou mesmo vendendo tudo, outro momento são as grandes festas onde existe os grandes puxas sacos e aproveitadores, que muitas vezes e para garantir seu cargo.

Constituição de 1891 e Era Vargas A constituição de 1891, foi a primeira a definir o presidencialismo como forma de governo. Estabeleceram os três poderes conhecidos,

legislativo, Executivo e o Judiciário, e estabeleceu o voto universal. Assim foi eleito Getúlio Vargas, que governou por 15 anos, sendo assim surge a era Vargas que adotou medidas controladoras, ditatoriais e paternalistas. Porém também houve a modernização nas indústrias do pais e inovação da política trabalhista com a criação das leis usada ate hoje o CLT pesquisarmos em que medida a Constituição de 1891 estava vinculada aos interesses da oligarquia e listamos as informações relevantes. A história das instituições de um país muito pode dizer da sua atualidade. Diversas questões colocadas ao intérprete-aplicador da Constituição precisam, para receber resposta, da uma análise do processo de institucionalização do ente político. Nos Estados Unidos da América, no século XVIII, foi estabelecido o primeiro Estado Federal, no sentido moderno, tendo em vista o interesse das ex-colônias inglesas em superar debilidades verificadas no período em que todas as ex-colônias eram soberanas e se organizavam sob forma de Confederação, bem como foram estabelecidos paradigmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com