TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração No Geral

Artigo: Administração No Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

Antecedentes Históricos da Administração

Resumo desenvolvido durante a disciplina de Teoria Geral da Administração, como parte da avaliação referente ao 1° semestre em questão

Professor(a): Prof. José Manuel de Sousa Will

PALMAS

2014

1-INTRODUÇÃO

Venho por meio deste trabalho, apresentar os formadores e idealistas passados que ajudaram a desenvolver as ideias de organização e planejamento e formar a administração, a qual damos o nome de Antecedentes Históricos da Administração.

Abordarei os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo sucintamente o conteúdo como um todo, a fim que seja de fácil compreensão. Citarei também as principais influencias, explicando como seus meios ajudaram no desenvolvimento desta ferramenta. Espero que este resumo seja de grande proveito intelectual, já que buscarei trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.

2 – Influência dos Filósofos

Antes mesmo de pensarmos na necessidade da administração no decorrer dos dias, Sócrates colocava seu ponto de vista que a administração era uma habilidade pessoal, enquanto Platão que foi seu discípulo pregava seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e administração sobre os negócios públicos, visando os problemas sócias e políticos do povo grego, já Aristóteles que era discípulo de Platão, ele escreveu um livro sobre as 3 formas de administração pública, chamado Política, colocando os 3 poderes: Monarquia(poder de um só),Aristocracia(poder de uma elite),Democracia(poder do povo).

2.1 – Filosofia Moderna

Com o passar dos tempos a filosofia foi se desenvolvendo, logo a lógica se desenvolveu e um dos fundadores foi o Francis Bacon, e no mesmo período veio o Thomas Robbes, que queria o governo absoluto em tudo porque tinha visão pessimista que sem o poder, a humanidade entraria em guerra permanente pela sobrevivência. René Descartes escreveu um livro chamado ``O Discurso do Método´´ onde ele ressaltava 4 princípios, o da Dúvida Sistemática ou da Evidencia, Análise ou de Decomposição, Síntese ou Composição, Enumeração ou da Verificação; Já Jean-Jacques Rosseau queria o acordo entre os membros e isso ficou marcado como ``Teoria do Contrato Social´´ e para finalizar Karl Max e Friedrich Engels propuseram uma teoria das origens do estado fundamentados em um pensamento que todos fenômenos históricos são produtos das relações econômicas entre os homens.

3 – Influência da organização da Igreja Católica

Ela influenciou profundamente o pensamento administrativo. As normas e princípios da Administração Pública foram transferidas das instituições do estado para as da Igreja Católica, Daí por diante a igreja foi estruturando a sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior(assessoria) e sua coordenação funcional, sendo simples e eficiente, funcionando satisfatoriamente toda a sua organização mundial sob o comando do Papa.

4 – Influência da organização militar

O funcionamento da organização militar serviu muito como base para a Administração, principalmente com relação a organização linear, o princípio da unidade de comando, a escala hierárquica. Com as batalhas de longo alcance, o comando das operações de guerra exigiu planejamento e controle centralizados em paralelo a operações descentralizadas, ou seja passou-se à centralização do comando e à descentralização da execução. A organização militar também foi responsável pela criação do (staff) assessoria, composto por oficiais que trabalhavam independente dos de linha, numa nítida separação entre o planejamento e a execução das operações de guerra. Os oficiais formados no estado-maior eram transferidos posteriormente para posições de comando (linha) e novamente para o estado-maior, o que assegurava uma intensa experiência e vivência nas funções de gabinete, de campo e novamente de gabinete.

Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção, por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer.

5 – Influência da Revolução Industrial

Ela criou o contexto industrial, tecnológico, social e político e econômico que permitiu a teoria administrativa e se iniciou na Inglaterra, e foi dívida em 2 partes, a primeira deu início em 1780 e foi até 1860, e logo em seguida começou da ai e acabou em1914.

As características de 1ª Revolução Industrial: Mecanização da indústria e da agricultura; Aplicação da força motriz à indústria; Desenvolvimento do sistema fabril e espetacular aceleramento dos transportes e comunicações.

As características da 2ª Revolução Industrial: Substituição do ferro pelo aço; Substituição do vapor pela eletricidade; Desenvolvimento de máquinas automáticas; Especialização do operário; Crescente domínio da indústria pela ciência; Transformações nos transportes e nas comunicações; e Expansão da industrialização.

A consequência dessas mudanças, transformou o homem, de uma lenta produção de modo artesanal, em operador de máquinas, sem uma gradativa adaptação das situações sociais. Anteriormente os operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com