TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Orçamentária E Financeira

Artigo: Administração Orçamentária E Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Orçamentária e Financeira

1.Conceito administração Orçamentária e Financeira.

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).

Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.

Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc.

Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema que gera lucros e maximiza os recursos nela investidos.

De acordo com, José de Alencar Rocha Loures Júnior, professor do Centro de Estadual de Educação Profissionalizante Francisco Carneiro Martins, a Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade sendo vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises.

No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. A nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras.

É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada.

Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes.

A gestão financeira emprega os conhecimentos acumulados em disciplinas tão diversas, como administração, contabilidade, economia, relações internacionais, matemática, política, planejamento estratégico, marketing e tantas outras, que os gestores financeiros competentes são fundamentais para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização.

As decisões gerenciais importantes são tomadas com base em demonstrações financeiras em qualquer parte do mundo. Torná-las nossas aliadas melhorará a qualidade das decisões gerenciais. (Hoji,2010).

1.1 Área de atuação das finanças

A administração financeira pode ser dividida em áreas de atuação, que podem ser entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros. São estas:

• Finanças Corporativas

Abrangem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com