TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Produção E Logística(Administração Da Produção: Projeto De Rede De Operações Produtivas, Planejamento E Controle Da Capacidade De Produção E Melhoramento Da Produção Por Meio Do Ciclo PDCA E Pelo "5 S").

Artigo: Administração Produção E Logística(Administração Da Produção: Projeto De Rede De Operações Produtivas, Planejamento E Controle Da Capacidade De Produção E Melhoramento Da Produção Por Meio Do Ciclo PDCA E Pelo "5 S").. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  10.088 Visualizações

Página 1 de 7

Direito Empresarial

1 Introdução

Atualmente muitas empresas estão em busca de uma nova maneira de gerenciar os recursos humanos. Isso tudo, porque envolve uma nova realidade e uma nova forma de visionar o futuro e administrar, pois o que esta movendo estas novas ações é a crescente competitividade no complexo mundo organizacional, exigindo assim que os responsáveis pela gestão de colaboradores de empresas, corram em busca do que é correto, necessário e adequado para se manter e estar à frente desta verdadeira “guerra” de empresas.

O poder pessoal exercido por cada membro nas organizações deve ser utilizado pela administração tornando-o construtivo, ampliando a utilização dos aspectos positivos e incentivadores do poder pessoal e maximizando as oportunidades de contribuição de cada um dos indivíduos para as ações coletivas, orientadas para os objetivos a serem alcançados.

A escolha da empresa em estudo deu-se exatamente por estes aspectos. Tendo por lema: “Cruz Azul a sua Distribuidora de Confiança” a mesma vem buscando a excelência no bom atendimento e com isso vem percebendo que o encantamento do cliente também depende do encantamento do funcionário. Porque no dia-a-dia, em cada atendimento, quem praticamente se responsabiliza em encantar o cliente é o colaborador.

Convém lembrar também que não basta ensinar somente a trabalhar para a empresa, sem ter o atrativo básico nos dias de hoje, como uma boa remuneração e qualidade de vida no trabalho, dispondo assim a principal forma de manter bons profissionais, tendo como controlá-los através da avaliação de desempenho de forma coletiva, evitando assim que ao se fazer à adequação, se propague à insegurança ou até mesmo que as pessoas vejam de forma negativa e destrutiva, quebrando o objetivo primordial que é a boa produtividade e lucratividade da organização.

O ramo de atividade é distribuidora de medicamentos, atende todo estado do Amapá, possui 45 funcionários, sendo que 20 funcionários externos (representantes comerciais), 17 no operacional, 2 gerentes de área, 1 gerente comercial e 5 na área de serviços gerais a qual precisa contratar o mais breve possível.

2 DESENVOLVIMENTO

Planejamento

Planejar o desenvolvimento futuro das organizações para que possam não apenas sobreviver mas ser capazes de crescer preparando as para enfrentar os novos desafios que se apresentam, porém os modelos de planejamento existentes enfatizam principalmente as questões econômicas relegando a segundo plano as questões ecológicas e sociais.

“Planejamento: O processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessárias para realizar objetivos”. (MAXIMIANO, 1997, p. 17).

“Planejamento é o processo de estabelecer objetivos e as linhas de ação adequadas, para alcançá-lo”. (STONER, 1999, p. 136).

O processo de planejamento consiste basicamente em estabelecer objetivos e as maneiras de como alcançá-los.

Recrutamento e Seleção

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

Cumprido este fluxo, cabe ainda a área de Seleção avaliar o sucesso obtido no processo visando readequá-lo se for o caso.

Uma área de Recrutamento e Seleção atuando de forma mais estratégica pode, a partir do entendimento do plano estratégico da empresa e do acompanhamento dos indicadores de gestão, planejar, antecipadamente, as demandas em relação ao preenchimento de vagas.

No mercado de trabalho hoje se busca um profissional que alie competências técnicas e comportamentais. Mas por quê? Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estes darão um retorno mais rápido as organizações.

Contrato de trabalho

O contrato de trabalho é de 45 dias + 45dias assim, ultrapassando 90 dias o funcionário é automaticamente efetivado.

A análise e descrição de cargos é uma base geral para a administração de recursos humanos, pois estuda e define os requisitos qualitativos, as responsabilidades envolvidas, os requisitos físicos e mentais e as condições de trabalho exigidas ao cargo, para seu melhor desempenho.

a)Diagnostico do treinamento: define-se quais pessoas devem ser treinadas e o que deve ser aprendido.

b)Planejamento e programação: nesta etapa definem-se e organizam-se as prioridades entre o necessário e o possível e programam-se os treinamentos, enfocando os recursos disponíveis e as necessidades gerais.

c)Execução do Treinamento: colocar em pratica o que foi definido nas fases anteriores para suprir as necessidades de aprendizagem detectadas na organização.

d)Avaliação do Treinamento: tem por finalidade aferir os resultados conseguidos comparativamente àquilo que foi planejado e esperado pela organização.

O treinamento inicial será efetuado pelo gestor de pessoas da empresa, o qual vai apresentar a empresa e os colegas, após na sala de reunião apresentará um data show onde tem todas as informações necessárias que cada funcionário novo precisa saber, sobre o trabalho e as ações de responsabilidade social e ambiental que estarão engajados a partir do primeiro dia de trabalho, como a empresa é do ramo de medicamentos, e os mesmos serão descartados quando retirados do PDV 6 meses antes do seu vencimento, são retirados, embalados e insinerados, em uma empresa terceirizada o qual tem contrato, também os lixos são separados e destinados cada um em sua lixeira para tomarem o rumo certo quando descartados.

Descrição de Cargos

Cargo: Auxiliar de serviços gerais CBO 514320 Setor: Serviços gerais

Superior imediato:Lucinéia santos

Responsabilidade do cargo:Manter a empresa higienizada.

O setor que lhe for atribuido, manter limpo e sempre que necessário refazer o trabalho pois muitas vezes há necessidade de limpar mais de uma vez por motivo de rotatividade de clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com