TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Publica

Artigos Científicos: Administração Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

Modelo IS/LM

Conceito do modelo IS-LM

O modelo ou análise IS-LM é um instrumento muito utilizado na macroeconomia para analisar o comportamento global de uma economia e o efeito de eventuais ações ao nível da política monetária e fiscal nesse mesmo comportamento. A apresentação do modelo é feita normalmente num gráfico onde são relacionadas duas variáveis: taxa de juro, colocada no eixo vertical, e produto real, colocado no eixo horizontal. IS-LM é um modelo proposto pelos teóricos Hicks-Hansen, considerado como um modelo de generalização da teoria keynesiana. A curva IS é o conjunto de combinações de duas variáveis importantes para o desenvolvimento econômico: os investimentos, caracterizados por novas obras, equipamentos e tecnologias e a oferta de recursos que possam custeá-los. A oferta de recursos é dada pela sociedade, por meio da poupança nacional , que é o somatório da poupança privada e da poupança do governo . A curva LM é o conjunto de duas variáveis sendo a demanda (L) e a oferta (M) , ou melhor é o conjunto de combinações de i (taxa de juros) e y (renda) que equilibram o mercado monetário (oferta por moeda igual a demanda por moeda) e o mercado de títulos, ou seja, as combinações de taxas de juros e níveis de renda que tornam iguais a demanda por moeda e a oferta de moeda.

1).Descrição Objetiva do Modelo IS-LM

O modelo IS-LM recebeu inspiração keynesiana em sua concepção por girar em torno da demanda agregada e da propensão marginal a consumir . O modelo foi recusado pelos clássicos que consideravam os preços sempre flexíveis . A fórmula original do IS-LM consideravam que os preços eram rígidos no curto prazo , ou seja que a demanda efetiva no curto prazo não causava aumento de preços . Atualmente, o modelo IS-LM acomoda facilmente a perspectiva dos clássicos, considerando os preços flexíveis capazes de rapidamente se ajustarem para propiciarem o pleno emprego dos recursos na economia .Desta forma , como atualmente o modelo IS-LM pode ser aplicado a preços rígidos ou flexíveis , as análises econômicas conduzidas por meio de seu uso também podem ser utilizadas para os estudos de curto e de longo prazo . O modelo IS-LM pode ser incluído pela junção da escolas neoclássica e Keynesiana .O modelo sintetiza em um só conjunto de gráficos o lado real e o monetário da economia . O lado monetário gira em torno da questão dos juros , do custo que se tem pela posse de dinheiro .

IS: É a curva representativa dos diversos pontos de equilíbrio da demanda agregada ou a curva de produção. Relaciona os níveis de renda da economia com os níveis das taxas de juros.

Função da Curva IS: IS = C + I + G + NX, onde:

C=Consumo das famílias, que depende da renda disponível (renda total menos os impostos (Yd)). I=Investimento, que depende da renda (Y) e da taxa de juros (r). G=Despesas governamentais e NX=Transferências líquidas com o exterior. Saldo da conta corrente.

Podemos reescrever a função: IS = C(Yd) + I(Y,r) + G + NX

LM: É a curva representativa do mercado monetário, oferta e demanda monetária. Relaciona os níveis de renda da economia com os níveis das taxas de juros.

Função LM: LM = M/P, onde M/P representa a oferta real de moeda na economia.

O modelo ou análise IS-LM também é um instrumento muito utilizado na macroeconomia para analisar o comportamento global de uma economia e o efeito de eventuais ações ao nível da política monetária e fiscal nesse mesmo comportamento. A apresentação do modelo é feita normalmente num gráfico onde são relacionadas duas variáveis: taxa de juro, colocada no eixo vertical, e produto real, colocado no eixo horizontal. A denominação IS-LM resulta do fato de o modelo combinar, normalmente em termos gráficos, duas curvas (curva IS e curva LM), cada uma delas representando a situação numa área fundamental da economia. A curva IS retira a sua designação do fato de corresponder às diferentes combinações possíveis entre taxas de juro e níveis de produção para as quais o investimento (designado por I) iguala a poupança planeada (designada por S). A curva IS assume a forma descendente da esquerda para a direita no âmbito da representação gráfica do modelo IS-LM, traduzindo o fato de com a diminuição das taxas de juro se verificar o aumento do investimento e, por consequência do produto. A curva LM é assim designada pelo fato de representar o conjunto de combinações entre taxas de juro e níveis de produto para as quais a procura de moeda (designada por L, pelo fato de estar associada à procura de liquidez) iguala a oferta de moeda (designada por M). A curva LM assume no gráfico do modelo IS-LM a forma crescente da esquerda para a direita pelo fato de o aumento do produto aumentar a procura de moeda (para a efetivação de transações), que, por sua vez, pressupondo uma oferta de moeda fixa, implica a necessidade de suportar maiores taxas de juro. O ponto de equilíbrio do modelo IS-LM é o ponto de interseção entre as curvas IS e LM e representa uma situação em que os mercados de despesa e monetários se encontram em equilíbrio. Assim sendo, apenas nesse ponto de equilíbrio existe uma oferta monetária suficiente para que seja gerada uma taxa de juro que equilibre a poupança planeada e o investimento planeado. O modelo IS-LM permite também a análise dos efeitos de políticas monetárias e fiscais na economia. Assim, no caso de uma política monetária expansionista (de aumento da oferta de moeda), para a mesma taxa de juro verifica-se um excesso de oferta de moeda face à procura. Neste caso, torna-se necessário um aumento do produto que potencie a procura de moeda para transações. Logo, o equilíbrio no mercado monetário exige um nível de produto mais elevado para cada taxa de juro, pelo que a curva LM se desloca para a direita. Por outro lado, alterações na política fiscal produzem efeito sobre a curva IS. Por exemplo, no caso de se verificar o aumento das despesas de consumo do Estado, o nível do produto nacional bruto vem também aumentado para as diferentes taxas de juro, pelo que nesse caso a curva IS se deslocaria para cima.

1) Gráficos e Tabelas do Modelo IS-LM

Explicação: O equilíbrio no mercado de bens implica que um aumento na taxa de juros leva a uma queda no produto. A curva IS tem uma inclinação descendente.

Explicação: Um aumento nos impostos desloca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com