TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da UNOPAR

Tese: Administração da UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade interdisciplinar, proposta no curso de Administração da UNOPAR, terceiro semestre de dois mil e treze, tem como objetivo aprofundar os conteúdos vistos nas disciplinas de Estatística, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Teoria Econômica, Contabilidade Geral, Compreensão e Raciocínio e Metodologia Cientifica. Disciplinas estas, ainda em desenvolvimento no decorrer da elaboração deste trabalho.

Como percebemos, hoje o mundo globalizado apresenta várias formas de propor uma organização, visando sempre a consolidação e solidificação da mesma. O retorno esperado pode ser analisado dentro da estatística, sendo fundamental a tomada de ações preventivas para o avanço da empresa.

A melhor visão global do fluxo de informações aqui demonstradas possibilita verificar os impactos organizacionais mediante a tomada de decisão a partir de dados concretos.

O caráter humano das forças de trabalho também será tratado no transcorrer deste, sendo demostrada a importância de uma equipe motivada dentro das organizações, e como o administrador pode aprender a lidar com a influencia dos comportamentos externos e externos na instituição e observar ainda a dificuldade na qualificação da mão de obra do trabalhador.

2 DESENVOLVIMENTO

A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

O mundo globalizado, o advento de novas tecnologias e a competitividade nos negócios, força com que as organizações busquem cada vez mais, ferramentas de trabalho que facilitem e viabilizem as análises estatísticas da maneira mais precisa e direta quanto possível. Diante disto, é imprescindível que os indivíduos busquem conhecimento e capacitação dos processos e técnicas de estatística, análise e decisões dentro das corporações.

As analises estatísticas possibilitam que o gestor dos negócios avalie todos os setores internos da empresa, desde a linha de produção e aferição da qualidade dos seus produtos, até o desprendimento de recursos, gastos e despesas na venda final.

Como um exemplo da importância de considerar as estatísticas para a previsão de um cenário de planejamento, uma empresa que consegue identificar desperdícios de tempo ou material na linha de produção, poderá fazer as adequações necessárias para prever economia de dinheiro e recursos humanos, modificando assim seus resultados.

Portanto, para a tomada de decisões corretas é necessário que se tenham dados confiáveis e relevantes, devendo ainda ser considerada certa variabilidade inevitável dos parâmetros.

O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique a sua resposta.

Empresas e sociedade podem dispor de técnicas para satisfazer todas as suas necessidades de informações, agrupadas e de maneira de fácil entendimento. Neste sentido a utilização da estatística não se resume ao uso exclusivo de matemáticos e profissionais das áreas afins.

Segundo GARCIA (2013), a estatística serve praticamente a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a evolução destas, principalmente a partir da possibilidade de comprovações numéricas por ela viabilizada.

Conforme a origem dos estudos estatísticos, alguns dados mais antigos remetem aos registros de interesses fiscais do período feudal e cadastros de informações de números de batismos, casamentos e enterros. A partir desta informação, podemos concluir que a ciência que se utiliza das respostas estatísticas pode ser aplicada ao cotidiano de qualquer empresa, instituição, organização ou evento cotiado dos cidadãos.

Como exemplo, pode-se citar a ciência, que se utiliza das probabilidades antes da aplicação de seus experimentos. “Cientistas querem verificar se o uso de uma nova droga consegue eliminar o vírus HIV”. Antes da aplicação em humanos, os testes são infinitamente analisados dentro dos parâmetros necessários, para avaliar os riscos e consequências de suas aplicações.

Outro campo de utilização da estatística são as pesquisas de opinião sobre, por exemplo, as campanhas políticas. “Certo candidato político quer saber qual o percentual de votos que receberá nas próximas eleições”.

Enfim, pode-se concluir que são inúmeros os campos possíveis de utilização da estatística, não se resumindo a apenas estudos matemáticos.

De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Os administradores, através de relatórios gerenciais alinhados a objetivos, podem observar claramente as necessidades de organização ou reorganização dos parâmetros que regem a instituição.

Clancy & Krieg (2008, p. 43) defendem que, do mesmo modo que os executivos seniores não têm de ser contadores para entender os princípios e as lições do demonstrativo de lucros e perdas, do balanço patrimonial e do orçamento de fluxo de caixa, também não precisam ser estatísticos para compreender os princípios e as lições da pesquisa de mercado baseada em fatos. Com uma sólida compreensão acerca da diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa e do valor de cada uma, eles já saem com uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes menos informados. [...]

A partir de análises bem sucedidas é possível projetar o futuro da organização. No processo de tomada de decisão, é indispensável apresentar o maior número de dados disponíveis e normalmente estes dados estão divididos em vários setores dentro da empresa.

Uma das ferramentas mais utilizadas para determinar as variações que ocorrem são a utilização dos gráficos de controle, pois neles podem ser observadas as alterações em longo prazo, podendo ainda conter as previsões futuras. Dando segmento a estas análises é possível ponderar se as aplicações de melhoria obtiveram algum retorno significativo ou se ainda serão necessários novos ajustes das sistemáticas. Neste sentido, o devido estudo da estatística é fundamental na tomada de decisões gerenciais.

Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Assunto que norteia praticamente todas as empresas. Seja de qualquer porte, todas ensejam crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com