TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminitracao Producao E Operacoes

Dissertações: Adminitracao Producao E Operacoes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

SISTEMA DE PRODUCAO

Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo. Cada parte do sistema pode ser um órgão, um departamento ou um subsistema. Em outras palavras, todo sistema é constituído de vários subsistemas.

Todo sistema faz parte integrante de um sistema maior (o suprasistema ou macrossistema). Dependendo da focalização que se queira utilizar uma empresa pode ser considerada um sistema composto de vários departamentos (subsistemas) e fazer parte de um sistema maior, que é a própria sociedade da qual faz parte.

As inter-relações entre as partes são as comunicações ou interdependências. Os sistemas podem ser classificados em sistemas fechados ou abertos. Os sistemas fechados (ou mecânicos) funcionam dentro de relações predeterminadas de causa e efeito (modo determístico) e mantem um intercambio também predeterminado com o ambiente, determinadas entradas produzem determinadas saídas, como é o caso das maquinas e equipamentos : uma certa quantidade de entrada de matérias-primas produz uma determinada saída de produtos acabados. Nos sistemas fechados, existem poucas entradas e saídas, que são bem conhecidas e determinadas. Todos os mecanismos tecnológicos são sistemas fechados.

Os sistemas abertos (ou orgânicos) funcionam dentro de ralacoes de causa e efeito desconhecidas e indeterminadas (de modo probabilístico) e mantem um intercambio intenso, complexo e indeterminado com o ambiente. Nos sistemas abertos, existe uma infinidade de entradas e de saídas não muito bem conhecidas e indeterminadas, o que provoca a complexidade e a dificuldade de mapear o sistema.

Na realidade as empresas são sistemas abertos em constante intercambio com seu ambiente. As empresas importam recurso do ambiente através de suas entradas, processam e transformam esses recursos e exportam o resultado desse processamento e transformação de volta ao ambiente por meio de suas saídas.

PRODUCAO SOB ENCOMENDA

A produção sob encomenda é o sistema utilizado pela empresa que produz somente após ter recebido um pedido de seus produtos.

Após o contrato ou a encomenda de um determinado produto é q a empresa vai produzi-lo. Em primeiro lugar, o produto ou serviço é oferecido ao mercado. O caso mais simples de produção sob encomenda é o da oficina ou da produção unitária. É o sistema no qual a produção é feita por unidade ou por pequenas quantidades, cada produto ao seu tempo, sendo modificado à medida que o trabalho é realizado.

PRODUCAO EM LOTES

A produção em lotes é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção é dimensionado para atender a um determinado volume de vendas previsto para um determinado período de tempo. Terminado um lote de produção, a empresa inicia imediatamente a produção de outro lote.

PRODUCAO CONTINUA

É o sistema de produção utilizado por empresas que produzem um determinado produto , sem mudanças, por um longo período de tempo. O ritmo de produção é acelerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com