TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Produção E Operações

Pesquisas Acadêmicas: Administração Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Serão apresentados exemplos reais de empresa escolhida pelo grupo e situações para que possa ser desenvolvido o conteúdo.

Também será abordado tudo aquilo que podemos aplicar no mercado relacionado à Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada nas organizações.

• Introdução

...........................................

Principais Conceitos e Síntese

As principais fases para a implantação da Engenharia Simultânea adotam técnicas de Gerenciamento de Projetos, Planejamento e Controle Integrados, Equipe “full time”, Matriz Tarefa Responsabilidade.

Grupos "full-time" têm o conceito de Força-Tarefa, passando esse grupo a contar com elementos de vários departamentos ou empresas envolvidos, aumentando com isso a integração e diminuindo o prazo para tomada de decisão em certos pontos do projeto.

O processamento paralelo exige a utilização de ferramentas modernas para concepção de produtos, como o QFD-Quality Function Deployment, ou desdobramento da função qualidade. O grupo normalmente deve contar com 4 a 6 pessoas de áreas como marketing, engenharia e produção, além de representantes de fornecedores ou clientes.

Fluxo de desenvolvimento de produto baseado na engenharia simultânea, determinação, investigação, pesquisa de preparação da necessidade vendas de quem está no mercado.

Há sempre a preparação sobre o tipo dos processos para a produção.

o Identificação e Análise da Empresa Escolhida

Nome da empresa: 3M do Brasil Ltda

o Localização: Rodovia Anhanguera KM 110 Sumaré SP

o Tipo de Segmento em que a empresa atua: Produtos de Consumo, Refletivos, Hospitalares, Dentário

o Setor da empresa: Químico

o Porte da empresa: Grande - Multinacional

o Produtos comercializados: Esponja Scoth Britte, Fitas adesivas, Placas Refletivas e outros (cerca de 58.000 itens)

o Público Alvo: Consumidores em geral

o Nome e cargo do contato que nos passou as informações: Wagner Luiz Villalva – Coordenador do recebimento contábil

o Informações da empresa sobre o sistema de produção: Indústria Química

o ( Input, Funções Transformação( são os Processos) e Output)

Inputs, Outputs e Transformação

Input – Além de entrada de materiais que são adquiridos para a fabricação dos produtos, o input mede o consumo, como quantidade ou valor das matérias-primas, mão de obra, energia elétrica, capital, instalações prediais e nos permite quantificar a produtividade, que sempre foi o grande indicador do sucesso ou fracasso.

Output - Em outros termos, uma medida quantitativa do que foi produzido, como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos finais que a empresa conseguiu com a fabricação.

Transformação – Acontece com a entrada da matéria prima onde há o manuseio por operadores e especialistas. Os supervisores são responsáveis por averiguar e administrar o controle de armazenamento e materiais, produtividade da mão de obra direta etc. Assim, tendo esses elementos da produção, basicamente podemos explicar seu funcionamento, que ocorre com máquinas e computadores modernos, além dos engenheiros de produção.

Etapa 2 – Passos 1 à 4

Localização de Empresas – O Produto.

Relatório - Consórcio Modular

Em todo o mundo o processo de produção ligada ao automobilismo sempre esteve sujeito a melhor tecnologia em inovar, tendo como responsabilidade a maior capacitação na organização da produção.

O Consórcio Modular se se constitui na transferência de atividades que antigamente seria da parte da empresa e de seus fornecedores, caso esta atividade continue surgindo bom efeito com certeza futuramente terá tudo para ser o novo paradigma do modelo de organização da produção e da organização em várias áreas da economia mundial.

A Estrutura Modular se destaca como principal inovação. Devido à necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva surge este tipo de organização.

Com essa inovação as organizações relacionadas a essas áreas terão um diferencial no mercado, com isso, serão capazes de realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem do produto final e gerir a sua própria cadeia de fornecedores. Assim a estratégia das empresas ligadas ao ramo mudará, pois se anteriormente as mesmas focalizavam suas estratégias na gestão da produção, agora com o Consórcio Modular, o foco passará a ser no projeto do produto, qualidade, distribuição e marketing. E o foco na produção passa a ser de responsabilidade dos fornecedores que anteriormente se preocupavam somente em entregar os sistemas para montadora.

O primeiro projeto do Consórcio Modular surgiu na Indústria Automobilística na fábrica da Volkswagen em Resende no Rio de Janeiro. O projeto foi feito por Jorge Ignácio Lopez de Arriortua, e o mesmo também já estudava essas inovações na forma de organização industrial quando trabalhava na General Motors.

Com o Consórcio Modular gerando um novo modelo de produção, encontramos um aumento na capacitação de fornecedores e transferência tecnológica dos produtos promovidos pela indústria e pelo estreitamento das parcerias, tornando os elos mais profundos.

A modulação da produção acarretou mudança do foco das empresas e em seguida em toda área produtiva, na indústria automobilística anteriormente o foco era a montagem, com o surgimento do Fordismo. Depois houve o surgimento da terceirização com Sloan na GM. E nos dias de hoje as empresas estão focando seus negócios no projeto, qualidade, distribuição e comercialização de seus produtos, depositando confiança na montagem com seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com