TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admministração Da Produção E Operação

Trabalho Universitário: Admministração Da Produção E Operação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho visa nos mostrar os principais conceitos de previsão e demanda, identificando as necessidades e possíveis restrições do sistema e colocando em prática o desenvolvimento de um Plano inicial baseado na demanda projetada. Buscamos o conhecimento sobre os principais objetivos e a relevância do planejamento dos materiais requisitados pelo departamento de administração da produção, e desenvolver a capacidade de entendimento sobre o cálculo da capacidade de produção, a organização de informações, e posterior tomada de decisão em uma unidade de negócios.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................04

CONCLUSÃO.......................................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................

INTRODUÇÃO

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da administração da produção dizem respeito às funções administrativos clássicos aplicados as atividades envolvidas com a produção física de um produto ou prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.

Primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.

A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção. Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

Os principais conceitos relacionados à nossa revolução histórica da administração da produção vêm através de conceitos sobre Just in time; Engenharia simultânea; Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função de qualidade, Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada. Através destes conceitos conseguimos fazer com que o processo de produção deixasse de ser maçante e metódico. Just Time, nada mais é do que fazer na “hora certa”, onde nada deve ser produzido, transformado ou comprado antes do tempo certo. Ele auxilia e reduz estoques, por isso não existe estoque parado. A engenharia simultânea é uma abordagem para o desenvolvimento de um projeto, e os processos relacionados a ele, incluindo manufatura e suporte. As pessoas que estão relacionadas a este processo devem levar em consideração todo o ciclo de vida de um produto, como custo, prazo e requisitos do cliente. Tecnologia de grupo é uma filosofia de manufatura, onde ferramentas, montagens, produtos e outros produtos similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens nas diversas atividades da empresa. O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção, e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados. A célula de produção é uma forma de organização que procura o envolvimento com a empresa para alcançar um objetivo, ou seja, todas as pessoas envolvidas sejam diretamente ou indiretamente com a produção.

Desdobramento da função qualidade é uma ferramenta de qualidade que permite que a necessidade do cliente sirva como melhoria para o produto que esta em produção.

Comakership é o envolvimento entre o cliente e o fornecedor, para garantir uma vantagem competitiva em relação a outras empresas e agilizar o fornecimento com qualidade. Um sistema flexível de manufatura é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inúmeras categorias.

Manufatura Integrada por Computador é o uso da tecnologia a favor do aumento da produtividade, e o sistema da informação em prol da manufatura.

Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariam entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Produção Customizada é um tipo de manufatura totalmente direcionada ao consumidor, ou seja, suas exigências serão levadas em consideração, e o produto será de seu gosto.

Empresa Escolhida

A empresa Óptica Uarthe ltda, esta localizada na rua Luis Lorea, n° 428, na cidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com