TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção De Estratégias Para Promover A Inovação Dentro Do Contexto Empresarial.

Ensaios: Adoção De Estratégias Para Promover A Inovação Dentro Do Contexto Empresarial.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

Analisaremos a adoção das estratégias para promover a inovação dentro das empresas. Utilizaremos como base um exemplo de sucesso contínuo chamado Cirque de Soleil, que desde 1984 vem crescendo e inovando, onde já conquistou uma posição única na indústria de entretenimento mundial.

Cinco forças competitivas

Inovar em um mercado tão competitivo requer alguns cuidados primordiais e partindo do principio das cinco forças competitivas, analisaremos diretamente nossos concorrentes, os atuais e os possíveis futuros, sempre priorizando nosso alvo desejado, os clientes.

As Cinco Forças Competitivas são:

• O grau de rivalidade entre as empresas;

• A ameaça dos novos entrantes potenciais;

• A ameaça dos produtos substitutos;

• O poder de barganha dos consumidores;

• O poder de barganha dos fornecedores.

A Gestão de Relacionamento com os clientes (CRM) utiliza o conhecimento dos clientes para gerar valor aos acionistas, visando sempre ganhar mais e por mais tempo. Todas as ações a serem utilizadas visam à satisfação do cliente final, porém é preciso saber que o poder de negociação de cada cliente é diferente conforme o mercado de atuação. O poder de negociação varia muito dependendo da barreira de mudança que o cliente tem em migrar para outro fornecedor, pois precisa ser vantajoso e conveniente ao cliente para realizar essa mudança. Isso deixa mais evidente que é preciso gerar valor em todos os produtos e serviços a serem oferecidos, pois assim facilita na tomada de decisões dos clientes.

Para maior controle e gestão é necessário conhecer muito bem seus clientes, é preciso diferencia-los entre cliente de maior valor (CMVS) e clientes de maior potencial (CMPS). Essa parcela de clientes precisa ser acompanhada de perto, pois quanto maior for o conhecimento desses clientes, o volume de vendas será maior e o alcance da concorrência será menor. Com o foco nos clientes de maior valor (CMVS) e clientes de maior potencial (CMPS), o próximo passado é definir o caminho para perder os clientes de menor valor, pois nem todos os clientes merecem ser encantados e assumir 100% de uma demanda gera perca de foco e insatisfação dos clientes potenciais, resultando em redução de lucratividade.

Estratégias competitivas

Como a oferta aumenta a cada dia, é necessário estar sempre atento para se atualizar e inovar, visando sempre manter os clientes atuais e prospectar clientes futuros. Assim como o Cirque de Soleil, em toda empresa é necessário ter atenção aos mínimos detalhes, sempre cuidando e acompanhando os profissionais que nela atuam. Mesmo com mudanças estratégicas é necessário se manter fundamentado nos princípios e identidade da empresa. O trabalho em equipe transforma talentos individuais em grupos talentosos e harmoniosos. O alvo precisa ser buscado através de um trabalho focado, com direcionamento e determinação. Investimento em TI (tecnologia da informação) é necessário, pois além de deixar precisa a base de dados, eleva o nível de comunicação entre empresa e clientes. A imagem da empresa e seus colaboradores precisam ser transmitidos de forma correta para evitar dúvidas ou insegurança. Divisões departamentais, redução e controle de despesas, organização estruturada e criativa visando surpreender e crescer continuamente. Todos esses conjuntos de ações direcionadas minimizarão os riscos de perca e resultará em competitividade maior perante a concorrência.

Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes. A maneira como as atividades dessa cadeia são realizadas determina os custos e afeta os lucros.

Elementos na Cadeia de Valor de Porter

Este modelo foca-se nos sistemas e na maneira como os inputs (entradas) são mudados para outputs (saída) comprados pelos consumidores. A partir deste ponto de vista, Porter definiu uma cadeia de atividades, comum a todos os negócios, e dividiu-as em actividades primárias e de suporte, conforme se mostra no esquema abaixo.

As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas atividades genéricas primárias são as seguintes:

• Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controle de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um fator decisivo para a criação de valor.

• Operações: inclui maquinario, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs (entradas) no produto final,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com