TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adversidade Educacional

Artigo: Adversidade Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA DO CARMO DA SILVA

APRENDENDO COM A DIVERSIDADE

JARÚ

2013

MARIA DO CARMO DA SILVA

APRENDENDO COM A DIVERSIDADE

Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [A açao docente e a diversidade humana; Processo educativo no contexto histórico; Comunicaçao e linguagem; cultura e sociedade].

Prof. OKÇANA BATINI; FÁBIO LUIZ DA SILVA; BERNADETE; MÁRCIA BASTOS; LILIAN SALETE A. M. LIMA; RENATA GRAZIELA BARROS OLIVEIRA.

JARÚ

2013

INTRODUÇAO

A diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A idéia de está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem e variedade.

O respeito à diversidade é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. Trata-se de uma atitude política para com a diversidade gerada pelas diferenças de cultura, história e língua, enfim de atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição do sujeito na sociedade. O desenvolvimento de atitudes, de tolerância e respeito à diversidade tem a ver com o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação na sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A DIVERSIDADE CULTURAL refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade entre eles estão: as tradições, culinária, religião, os modos de se vestirem entre outros. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razoes decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer seus próprios sentimentos.

O Brasil é um dos países mais ricos em diversidade cultural, com influencias de muitos países e povos, desde a antiguidade até os dias de hoje.

Blogs.cultura.gov.br

Cultura.culturamix.com

DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA

A DIVERSIDADE LINGÜÍSTICA está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.

“Nenhuma língua permanece a mesma em todo o seu domínio e, ainda num só local, apresenta um sem-número de diferenciações […] Mas essas variedades de ordem geográfica, de ordem social e até individual, pois um procura utilizar o sistema idiomático da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência que têm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicação, de manifestação e de emoção.”___Celso Cunha

Uma política do idioma

Desafiolegal.blogapot.com

Compartilhandoacaminhada.blogspot.com

DIVERSIDADE HISTÓRICA

DIVERSIDADE HISTÓRICA é um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar; é o conjunto de tudo isso que foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuais sociedades. A sociedade brasileira tem, em sua composição demográfica, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os indígenas. Sobre a origem desses últimos, há dúvidas que aos poucos vão sendo esclarecidas, especialmente pela Arqueologia, a Antropologia a Lingüística e a História, Indígena. A respeito das sociedades nativas da atualidade, infelizmente, há poucas e contraditórias informações.

dayselucid.blogspot.com

Culturadigital.br

CONSIDERAÇOES FINAIS

. A diversidade histórica e um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar, é o conjunto de tudo isso que foi passado de geração para geração e ainda deixam marcas evidentes nas atuais sociedades, para dizer o que é diversidade cultural eu vou colocar o nosso país como exemplo, pois o Brasil é costurado por culturas das mais diversas do mundo devido ao processo de colonização vivido. Esse conjunto de diferentes crenças, culinárias, músicas e outras coisas é uma diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com