TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto do Cochin

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ALESSANDRO DE CAMARGO MIRANDA

LUCAS MANTELLATO PRAUN

RENAN DE OLIVEIRA ALBINO

THIAGO MARTINEZ DE OLIVEIRA

VINICIUS LANSA PUZIPE

AEROPORTO INTERNACIONAL DE COCHIN

São Paulo

2015

AEROPORTO INTERNACIONAL DE COCHIN

ALESSANDRO DE CAMARGO MIRANDA – RA: 20583713

LUCAS MANTELLATO PRAUN – RA: 20595303

RENAN DE OLIVEIRA ALBINO – RA: 20282050

THIAGO MARTINEZ DE OLIVEIRA – RA: 20604550

VINICIUS LANSA PUZIPE – RA: 20588671

RESUMO

O artigo apresentado tem o objetivo de fornecer aos seus leitores um breve conhecimento sobre o Aeroporto Internacional de Cochin Ltda. (CIAL – Cochin International Airport Ltda.), situado a 30 km da cidade Cochin, no estado de Kerala. No que diz respeito a sua história no país, já que para seu inicio, existiram alguns problemas burocráticos com a Marinha Indiana, que por questões de segurança nacional não permitia sua construção, impossibilitando a conclusão de seu projeto. Foi de maneira inovadora no país a busca de investimentos para construção do aeroporto, uma vez que o governo não possuía os recursos necessários. Os capitais para que o aeroporto saísse do papel, vieram de parcerias públicas e privadas, tanto de empresas quanto de cidadãos, residentes dentro e fora do país. Além da operação atual do aeroporto, onde ele se destaca por ter se tornado o quarto maior tráfego aéreo da Índia em apenas 16 anos e principalmente os avanços tecnológicos, como por exemplo, se tornar o primeiro aeroporto internacional do mundo a ser autossustentável, utilizando energia solar.

Palavras chave: história, operações, autossustentável e energia solar.

ABSTRACT

        The article submitted has function of providing to your readers a brief knowledge of the Cochin International Airport Ltda. (CIAL), located thirty kilometers from the city of Cochin, in the state of Kerala. In talking about the country’s history, as to start his construction, there were some bureaucratic problems with Indian Navy, that for national security issues did not allow the construction, making impossible the completion of the project. XXXX, noting that the government did not have the necessary resources. The capital to the airport come true, they came from public and private partner, both companies as population, living inside and outside the country. Beyond the current airport operation, that stands out for becoming the fourth largest air traffic in India in just 16 years and mainly the technological advances, for example, becoming the first international airport in the world to be self-sustaining using solar energy.

                                                                                                                

Keywords: history, operation, self-sustaining and solar energy.

INTRODUÇÃO

O Aeroporto Internacional de Cochin Ltda., apesar de ser um aeroporto consideravelmente novo, 16 anos, já tem uma grande importância para Índia e para o mundo, por ser o único aeroporto 100% autossustentável com o uso de energia elétrica através de usinas solar, exemplo a ser seguido por qualquer indústria, aeroporto ou outro negócio que demande muita energia, ou até mesmo grandes quantidades de água.

O artigo apresenta na primeira seção a história do aeroporto, desde o inicio de seu projeto que foi influenciado por uma demanda comercial grande em um aeroporto militar, necessitando assim, a construção de um novo, em meados da década de 1990 e que foi concretizado no final da mesma. Cita também por todas as dificuldades que os fundadores do aeroporto tiveram para que a obra fosse aprovada e de como a população residente e não residente da Índia, junto com a inciativa privada e publica, contribuíram para que o projeto fosse concretizado.

Na segunda seção é citado a sua principal característica, o fato de ter se tornado 100% autossustentável em energia elétrica, usando a usina solar. O projeto que foi construído em uma área na qual futuramente usariam para expandir o terminal de cargas, tem reconhecimento mundial, além de trazer uma economia para o aeroporto, tornando-o assim, mais lucrativo e rentável.

A terceira seção explicita toda parte operacional do aeroporto, como ele opera, cumprimento de pista, partes técnicas e também cita o aumento no seu fluxo de passageiros tanto para voos domésticos como para voos internacionais, o aumento no fluxo de cargas nos poucos anos de sua existência, e por fim cita todas as empresas que operam no aeroporto.

 

1. HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO

O primeiro aeroporto de Cochin foi criado em 1936 para o transporte de funcionários britânicos que estavam trabalhando no desenvolvimento do porto de Cochin, o aeródromo logo se tornou um aeroporto militar pela marinha indiana, devido a sua localização estratégica no sul da Índia, abrigando aviões navais que tinha o objetivo de reter possíveis ataques japoneses na Segunda Guerra Mundial. Logo após a independência da Índia, a marinha indiana ainda utilizava o aeroporto, porém permitia que aviões civis utilizassem as instalações, começando assim o desenvolvimento do transporte internacional por conta do mercado com o Oriente Médio. Assim, em 1990, com o apoio da indústria local, da Câmara de Comércio de Kerala aprovou a resolução para expandir o aeroporto, facilitando comerciantes com voos diretos, entretanto, a marinha rejeitou por diversas vezes, tal resolução, por razões de segurança.

Foi graças a isso que ressurgiu a idéia da construção de outro aeroporto civil nas proximidades de Cochin. No entanto, o governo indiano não tinha fundos para iniciar e finalizar uma obra de proporções grandiosas como esta. Isto levou a uma nova idéia de arrecadar fundos públicos e privados para a construção, sendo está pioneira na Índia. A idéia foi entregue a Mr. VJKurian, que planejou e conceituou o projeto inicial, e tornou-se o Diretor da primeira gestão do Aeroporto.

Inicialmente com um projeto de aproximadamente U$ 15 milhões e com data prevista para ser entregue em 1997, a aprovação foi dada em 1993 para se iniciar a construção a partir de financiamentos bancários, empréstimos, doações de empresas, sociedades cooperativas e empréstimos do governo do estado entre outros fundos e foi pioneiro na Índia em sua construção, no que se diz respeito a capital, devido a um financiamento de mais de 10.000 indianos residentes em outros países e principalmente por um investimento público-privado, deu-se o nome de Cochin International Airport Society, sob o controle do ministro-chefe de Kerala. Pensando em uma melhor administração, mobilização para arrecadar fundos, foi mudado o nome para Cochin International Airport Ltda. (CIAL), em março 1994, tendo autorizado para começar as obras um valor aproximado de U$ 14 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com