TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade E Socialização De 6 A 12 Anos

Artigo: Afetividade E Socialização De 6 A 12 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

A CONTRIBUIÇAO DOS PRINCÍPIOS ANDRAGÓGICOS E DOS PROCESSOS METACOGNITIVOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE JOVENS E ADULTOS

TÂNIA MARIA GODINHO SILVA SARMENTO

Valparaíso de Goiás – GO

2007

TÂNIA MARIA GODINHO SILVA SARMENTO

A CONTRIBUIÇAO DOS PRINCÍPIOS ANDRAGÓGICOS E DOS PROCESSOS METACOGNITIVOS NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE JOVENS E ADULTOS

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação do CESB – Centro de Ensino Superior do Brasil, como requisito à obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia, com concentração metodológica e prática em Psicopedagogia sob a orientação da professora MSc. Cristina Vieira.

Valparaíso de Goiás - GO

2007

TERMO DE APROVAÇÃO

Aluna: Tânia Maria Godinho Silva Sarmento

Profª: M Sc. Cristina Vieira

Assinatura:___________________________________

( ) aprovado ( ) aprovado com ressalvas ( ) não aprovado

Profª: M Sc. Maria Cristina Amélia Borges dos Santos

Assinatura:___________________________________

( ) aprovado ( ) aprovado com ressalvas ( ) não aprovado

Desejo expressar minha gratidão a todos àqueles que me ajudaram nesta caminhada, especialmente meu marido Juarez Sarmento e aos meus filhos: Priscilla Silva Sarmento, Anderson Balestrassi Sarmento e Alessandra Balestrassi Silva Sarmento, pela compreensão às minhas ausências e pela força para prosseguir a jornada.

AGRADECIMENTOS

A autora deseja registrar o reconhecimento pela contribuição dedicada das seguintes pessoas:

Profª. MSc. Cristina Vieira pela valiosa orientação monográfica sem a qual este trabalho não teria sido concluído.

Profª Maria Cristina também pela sua valiosa orientação e pela paciência de revisar os textos por mim escritos e pelo compartilhamento de todo o processo que resultou no trabalho ora elaborado.

Aos mestres, coordenadores e servidores anônimos que, com a força de seu trabalho ajudaram-me a entender que serei sempre uma eterna aprendiz.

Aos colegas que contribuíram para a materialização das minhas reflexões.

Nosso sistema acadêmico se desenvolveu numa ordem inversa: assuntos e professores são os pontos de partida, e os alunos são secundários.(...) O aluno é solicitado a se ajustar a um currículo pré-estabelecido. (...) Grande parte do aprendizado consiste na transferência passiva para o estudante da experiência e conhecimento de outrem (...) nós aprendemos aquilo que nós fazemos. A experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz.

(LINDEMAN, 1926, apud CAVALCANTI, 1999, p.01)

RESUMO

O presente trabalho, á partir de uma incursão pela literatura escrita e através pesquisas em artigos retirados de sites que tratam do tema, visa contribuir para a ampliação dos conhecimentos do psicopedagogo a respeito dos conceitos de andragogia e metacognição. Neste sentido, as informações e estudos coletados podem ampliar e melhorar a qualidade da intervenção psicopedagógica em jovens e adultos na medida em que evidencia o papel da andragogia como uma nova ciência capaz de diferenciar as características do aprendiz adulto do infantil e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com