TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afiação De Facas

Trabalho Universitário: Afiação De Facas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

AFIAÇÃO DE FACAS

A afiação consiste simplesmente em desbastar a parte onde se quer colocar corte, esfregando e mantendo um ângulo de inclinação da lâmina em relação à superfície abrasiva para a formação do fio. Procure desgastar a pedra por igual. Antes de começar a afiar uma faca, um facão, um machado, etc., é importante saber como e por quê estas ferramentas cortam.

Cortam porque possuem uma aresta cortante chamada de fio.

Qualquer faca de qualquer aço pode ser afiada a ponto de fazer barba, mas quanto tempo ela vai continuar fazendo, isso depende do aço. O corte será tão duradouro quanto à resistência ao desgaste do fio. A "faca" será tão mais cortante quanto mais aguçado for o fio. Mas por outro lado, a durabilidade do fio pode ser comprometida pela possibilidade deste dobrar ou até mesmo quebrar quando submetido a uma pressão ou um golpe que supere a elasticidade e resistência do fio. Por isso as ferramentas diferentes são afiadas com ângulo de corte diferentes, então:

Finalidade Angulo do Corte

Navalhas, bisturis: 14 a 17 graus

Facas para cortar carnes: 17 a 20 graus

Facas de caça, facões, cutelos: 20 a 30 graus

Machados: 30 a 36 graus

Talhadeira: 40 a 60 graus

Portanto para uma boa afiação, o ângulo de corte do fio deverá ser tão aguçado, quanto às qualidades do aço permitir. Sabendo disso vamos a afiação:

A maneira mais usual e caseira é usando as conhecidas pedras de afiar. Existem uma grande variedade de pedras naturais e artificiais com durezas, porosidades, granulometria e tamanhos diferentes, logicamente com rendimentos diferentes. É fundamental ter em mãos uma boa pedra de amolar.

AFIANDO

• 1- Antes de começar a afiação é aconselhável preparar a pedra. Arredonde as arestas da pedra para evitar que na hora do desbaste um descuido provoque um risco indesejável. Isto pode ser feito num chão de cimento, ou com outra pedra e em seguida ela deverá ser impermeabilizada usando - se vaselina sólida derretida sobre ela pelo calor de um secador de cabelos até a saturação. Por ocasião do uso bastará um pouco de água.

• 2- Prenda a pedra em uma posição confortável para facilitar o trabalho, pode ser numa morsa, num encaixe, ou o suporte para pedra.

• 3- Veja se o corte está muito danificado, se estiver comece com o lado mais grosso da pedra (para remoção mais rápida). Com a pedra fixada, lubrifique-a com um pouco de água, (isso serve para que o material retirado não fique emplastado e também para diminuir a agressividade da pedra resultando num acabamento mais fino) passe a faca na pedra mantendo o ângulo desejado, ex: para um fio de 20 graus a inclinação em relação à superfície da pedra será de 10 graus, passe quantas vezes for necessário dos dois lados do fio. Observe se ele esta ficando uniforme. No início passe com mais força,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com