TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Pesquisas Acadêmicas: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

AGENDA 21 - RESENHA CRÍTICA

INTRODUÇÃO

A agenda 21 é um documento baseado em defesa do bem maior ao homem que é a sua terra. Propõe a reflexão dos atos e gestos praticados pelo homem em relação a natureza, onde no futuro mas próximos nos privemos das riquezas naturais.

É um marco, pois é o inicio de uma nova ordem mundial em prol do desenvolvimento sustentável. Tem como principio a melhora da qualidade de vida da população, proporcionando o crescimento econômico em sintonia com o meio ambiente.

SEÇÃO I – DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS

Capítulo 1 – Preâmbulo

Este capítulo aborda as dificuldades que passa a humanidade onde clama a união de todos em prol do desenvolvimento sustentável onde o governo tem sua responsabilidade o sistema da ONU deve desempenhar um papel importante nessa cooperação onde todos devem ser estimulados.

A forma do governo executar sua responsabilidade não são boas pois dificulta o plano do desenvolvimento dos o interesse do seus cooperadores.

Capítulo 2 – Cooperação Internacional para Acelerar o Desenvolvimento

Sustentável dos Países em Desenvolvimento e Políticas

Internas Correlatas.

Tem o objetivo de desenvolver uma distribuição a todos, com intuito de beneficiar, sem discriminação, estabelecer um apoio entre o comércio e o meio ambiente possibilitando a alocação do uso dos recursos e contribuir no aumento da produção e lucros.

Oferta de recursos financeiros, onde é o ponto primordial para os países em desenvolvimento consigam atingir o crescimento econômico melhorando a qualidade de vida de sua população.

Estimulo a politica econômicas é importante o planejamento e a utilização eficiente dos recursos, por meio de politicas econômicas e sociais saudáveis.

Dessa forma o plano de qualidade na distribuição de cada pais ajude a desenvolver com determinação a verdadeira proposta da agenda 21 melhorar a qualidade e a proteção do meio ambiente.

Capítulo 3 – Combate à Pobreza

Um programa de capacitação onde visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, o desafio é erradicar a pobreza e a fome, além de promover a qualidade de vida.

O que pode vim a melhorar, porém erradicar necessitária de muitos outros mecanismos atuando em conjunto.

Capítulo 4 – Mudança dos Padrões de Consumo

Exame dos padrões insustentáveis, provocamos agravante da pobreza e do desiquilíbrio do meio ambiente e ter que proteger o meio ambiente considerando atuais desequilíbrios nos padrões de consumo e produção.

O desenvolvimento de politicas será necessário para a eficiência na produção de mudanças. Garantindo a prioridade dos recursos e á redução do desperdício do mínimo..

Capítulo 5 – Dinâmica Demográfica e Sustentabilidade

Vínculos entre tendências e fatores demográficos e desenvolvimento sustentável, formulação de politicas, programas integrado ao meio ambiente e desenvolvimento deveriam ser valorizados na politica estando em conformidade com a liberdade, a dignidade e os valores pessoais dos indivíduos.

A luta por igualdade é muito complexa mas a implantação de programas com intuito de organizar o sistema é válido.

Capítulo 6 – Proteção e Promoção das Condições da Saúde Humana

A questão saúde deve ser tratada em obras públicas, de forma prioritária ,ou seja, educação, habitação.

O foco da agenda 21 é fazer com que os países percebam a necessidade de desenvolver planos de forma cooperativa, para as ações da saúde. Onde a saúde depende do abastecimento seguro de agua, de serviços de saneamentos, de abastecimento seguro de alimentos e de nutrição.

Com intuito de organiza a saúde no país, a agenda 21 vem desenvolvendo meios para fornecer as pessoas uma qualidade de vida melhor.

Capítulo 7 – Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos

Assentamentos Humanos

Nesse capítulo é exposto as necessidades das famílias terem uma moradia digna, condições de trabalho para manter sua família, com qualidade de vida. É importante que o governo ajude na compra da casa ou do terreno, facilite, mas não dê a essas famílias moradia que elas não terão como manter, é preciso dar as condições necessárias para que eles consigam comprar o seu patrimônio e condições para mantê-los.

Capítulo 8 – Integração entre Meio Ambiente e Desenvolvimento na

Tomada de Decisões

É importante que as decisões do governo, indústria e individuo esteja lado-a-lado com o meio ambiente, essa interação trás benefícios para ambas as partes. Achei interessante a ideia de inverter a tendência de achar que o ambiente é um bem gratuito, se você usar s recursos que ele oferece vai ter que pagar por isso de alguma forma para repor o que foi retirado.

SEÇÃO II – CONSERVAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS RECURSOS PARA

DESENVOLVIMENTO

Capítulo 9 – Proteção da Atmosfera

A meta nesse capítulo é melhorar a compreensão dos processos que afetam a atmosfera da Terra em escala mundial, regional e local e dos que por ela são afetados. Se conseguirmos alcançar essa meta o planeta terá melhores condições de vida, pois a causa de muitos problemas ambientais são causados pela destruição da camada de ozônio.

Capítulo 10 – Abordagem Integrada do Planejamento e do Gerenciamento

dos Recursos Terrestres

Quando se trata de tomar decisões sobre um bem comum de uma sociedade nada mais justo do que a sociedade decidir em conjunto com o governo, mas isso normalmente não acontece. A sociedade sabe suas necessidades, e isso facilita á tomar a decisão correta. É de suma importância que o governo tome as decisões de acordo com as necessidades da sociedade que ele governa, para que nenhum feito venha prejudicar os moradores daquela localidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com