TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Trabalho Escolar: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

A Agenda 21 é um compromisso voluntário dos países envolvidos nessa conferência e foi documentada como sendo um dos principais conjuntos de resoluções que ressaltou e estabeleceu a importância que tem cada nação se comprometer na reflexão de como todos os setores da sociedade poderiam ajudar a encontrar soluções para amenizar ou resolver todos os problemas sociais e ambientais.

conclusão

A essência da ideia de desenvolvimento sustentável é ter uma mudança na ideia da exploração de recursos, para que isso entre em harmonia com o direcionamento dos investimentos, para que haja um progresso mundial de forma que ele reforce o potencial atual e futuro de atender as necessidades de todas as pessoas respeitando o meio ambiente que garante a sobrevivência de qualquer tipo de ser vivo no planeta Terra, e a ONU chegou a um consenso, de que, para que essa ideia desse certo todas

O papel de cada um

Alcançar as mudanças necessárias para o sucesso da Agenda 21 Local demanda a ação dos grupos e indivíduos: lares, organizações comunitárias, movimentos sociais, ONGs, produtores e empresas de pequeno a médio portes, governos e organizações governamentais locais e regionais, instituições de pesquisa e ensino.

Cada membro, cada setor tem o seu papel. Para exemplificar, no plano governamental existe um papel específico para cada uma das esferas de governo na definição de políticas publicas. O plano federal define as políticas gerais e estruturantes do País elaborando diretrizes e princípios. Aos estados e municípios cabe, em seu espaço territorial, exercício semelhante de formulação de políticas públicas, em atendimento ao principio federativo.

A sociedade civil tem papel fundamental no monitoramento da Agenda 21 Local, mantendo uma atuação ativa e crítica, mas isso só pode ocorrer se os governos exercerem as leis de forma transparente, requerendo que as informações estejam disponíveis para análise. Ainda, a sociedade civil pode se aproximar da comunidade de forma que esta seja mais efetiva na cobrança pela implementação das ações identificadas pela Agenda Local e na realização de campanhas de conscientização.

Contando com a participação ativa dos parceiros, a Agenda 21 Local tratará, assim, de assuntos específicos de cada territorialidade abordando temas cujas decisões estão em sua esfera de atuação. Desta forma, cria-se harmonia entre as competências e o apoio mútuo na formulação e implementação de ações para o desenvolvimento suste

a Agenda 21 não é um “documento” que “precisa ficar pronto” e ser “entregue” a quem quer que seja. A Agenda 21 é um “processo” em que toda a sociedade avalia o presente e aponta os rumos para o futuro. Não é um “documento de governo”, mas sim a instalação de um fórum permanente, em que a sociedade diagnostica seus problemas ambientais, econômicos e sociais, e manifesta sua opção pelo desenvolvimento sustentável, estabelecendo metas para sua implementação. A Agenda 21 veio se antecipar como método de uma nova maneira de proceder à governança, na qual a sociedade civil toma parte ativamente e não apenas nos períodos eleitorais em que define o quadro de dirigentes para o país. Conforme já havia dito o próprio Presidente da República, a sociedade amadureceu o suficiente para não mais aceitar as políticas dos diversos setores como um “prato feito” a ser engolido, mas quer participar da concepção e da avaliação permanente das decisões nacionais.

Como se vê, a Agenda 21 é um instrumento de democracia participativa, sem a qual não será possível construir o desenvolvimento sustentável, capaz de reverter os rumos da destruição. É uma ferramenta para a tomada de decisão, uma vez que é inquestionável sua legitimidade, devendo ser adotada pelo corpo dirigente da sociedade, que, agora, não mais recebe apenas a delegação para governar, mas as diretrizes de como deve fazê-lo.

Ser uma cidadã mais ativa - sustentabilidade também é cidadania, por isso este item inclui sub-itens:

- Agenda 21 da minha cidade (Ribeirão Pires) - me informar a respeito e participar (quando for o caso);

-1 Coleta seletiva - separar o lixo mais adequadamente em casa, me informar sobre como é realizada a coleta na minha cidade e divulgar;

- 2 Resíduos sólidos - me informar sobre descarte de pilhas, baterias e afins na minha cidade;

- 3 Votar conscientemente e monitorar o governo daqueles que forem eleitos, dentro do possível.

Horta orgânica em casa - para manter uma horta, são necessárias algumas outras coisas:

- 4 Reutilizar e reciclar materiais para a montagem de hortas em pequenos espaços e/ou suspensas;

- 5 Fazer uma composteira para depositar o lixo orgânico e utilizá-lo como adubo.

Educação Ambiental - agir localmente não significa apenas praticar ações sustentáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com