TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Pesquisas Acadêmicas: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A importância de continuidade da vida humana não é apenas pensar em conservar o meio ambiente, devemos manter a vida em sociedade com sustentabilidade e preservação. Para tal, a Agenda 21 propõe como alicerce da sustentabilidade o fortalecimento da soberania popular e da cidadania e que as pessoas participem do processo de desenvolvimento, combinando os ideais de moral, integridade, conhecimento, democracia e satisfação de necessidades pessoais. Porém, estes deveres não são levados em conta, pois com a industrialização o homem explora mais o meio ambiente do que o mesmo pode oferecer. Ficando ameaçado de perder seus recursos para sua sobrevivência e necessidade da vida em sociedade.

O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 1989 com a aprovação em assembleia extraordinária das Nações Unidas, uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a segunda Conferência Rio-92 ou Eco-92, em 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa.

A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões:

Socioeconômica.

Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento.

Fortalecimento do papel dos grupos principais.

Meios de execução.

Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil ela foi criada em 1997 com o propósito de firmar compromissos da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável e, com isto, promover padrões de consumo e produção sustentáveis, as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com