TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Pesquisas Acadêmicas: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Agenda 21: Minha agenda 21 tem como prioridade mudanças no comportamento e na minha rotina.

Pequenas mudanças podem melhorar nossas vidas e diminuir o impacto sobre o meio ambiente. Alguns exemplos como redução do tempo no banho, a reciclagem do lixo doméstico, a utilização da bicicleta em meu dia a dia, podem fazer a diferença.

DESENVOLVIMENTO

Pequenas atitudes podem fazer a diferença, coloquei minha Agenda 21 em prática na minha casa. Com minha família praticamos a economia da energia: no banho usar a chave do chuveiro no modo verão ajuda a reduzir o gasto com a energia, desligar das tomadas os aparelhos que não estão sendo utilizados, lavar as roupas uma vez por semana, usar bicicleta ao invés do automóvel, no serviço, usando apenas um copo descartável por dia

Algumas medidas que podem e devem ser inseridas no nosso dia-a-dia:

1. Conscientizar e sensibilizar a comunidade em relação á conservação do bem público.

Cabe a cada um de nós lutarmos pela conservação do bem público, através de medidas de conscientização, de nossos amigos, vizinhos, entre outros, para que não joguem lixo na rua, não desperdicem água, entre outros.

2. Desenvolver sistemas de coleta seletiva.

Devemos pensar e nos orientar para que possamos criar na nossa casa, na rua, no bairro, sistemas de coleta, onde não se misture lixo orgânico com o que possa ser reciclado, cobrando das autoridades medidas para que essas ideias possam ser cumpridas.

3. Fazer campanha de redução do uso da água e energia nas escolas

Como todos nós sabemos, a água é um bem finito, então devemos mostrar para as nossas crianças que se faz necessário futuros cidadãos de enxergar com responsabilidade o uso do nosso bem mais valioso água.

4. Inserir atividades de compostagem na comunidade como Projeto Horta.

5. Desenvolver projetos contra queima de lixo.

6. Promover mutirão de conscientização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com minha Agenda 21, pude ver que, se nos dispusermos a fazer algumas coisas simples, coisas do nosso dia-a-dia, teremos uma enorme facilidade de transformar o nosso meio ambiente.

Embora pareça pouco, se todos se unissem e fizessem sua parte, no futuro teremos um meio ambiente livre de impactos negativos.

Todas as pessoas deveriam ter sua própria Agenda 21.

Referências Bibliográficas:

Críticas, Avanços e Práticas: Será o Futuro que Queremos. Disponível em: <http://www.arbache.com/blog/2012/06/um-resumo-da-rio-20-%E2%80%93-cr%C3%ADticas-avan%C3%A7os-e-pr%C3%A1ticas-ser%C3%A1-o-futuro-que-queremos.html>. Acesso em: setembro, 2014.

A Agenda 21 Local. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Seção Responsabilidade Socioambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local> Acesso em: setembro, 2014.

Manual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com