TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Artigos Científicos: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução:

O tema deste trabalho é a agenda 21, que foi criada com o objetivo, de se criar sociedades mais sustentaveis, conciliando a protecao do meio ambiente, a justica social e a eficiencia economica.

É uma acao global, ou seja, para que se obtenha resultados, é necessario que todos nós contribuamos, visto que isso é responsabilidaded de todos.

A agenda 21 pode tambem ser elaborada baseada atraves de acoes individuais. Algumas pessoas desenvolvem suas proprias agendas 21, tendo como base suas experiencias e/ou expectativas em relacao ao meio ambiente, que é o meio onde vivemos.

1. Desenvolvimento:

Como podemos, individualmente, colaborar para que o Desafio da Sustentabilidade se torne algo concreto?

primeiramente, cada um de nos deve-se chegar a conclusao de que na natureza existem bens renovaveis e nao renovaveis, e que depois de algum longo tempo, a utilizacao dessas materias primas sem o devido cuidado po se esgotar irreversivelmente. Apos chegar a essa conclusao obvia, é hora de tomar alguma atitude. todos nós temos um papel importante que é usar as materias primas da natureza de maneira conciente, ja que é mais que provado que sem a natureza nao podemos sobreviver.

como podemos mudar alguma coisa no mundo se nao comecarmos por nos mesmos?

criar nossa própria agenda 21 e procurar realiza-la é apenas um passo para a sustentabiliade do meio ambiente. Devemos ter a consciencia de que se queremos mudar algo no futuro, devemos comecar desde agora, pois o resultado de amanha depende das acoes de hoje.

Na minha agenda 21, levei em consideracao pelo menos dez acoes que podem ser tomadas, como: (1)economizar agua durante o banho; (2)reutilizar agua de chuva, ou, lavagem de roupa para se lavar o quintal ou molhar plantas; (3)verificar possiveis vazamentos, por exemplo, em encanamentos ou torneiras; (4)nao poluir o ar colocando fogo em matas ou em lixo; (5)utilizar transportes publicos para evitar emissao de gases nesnessessario que causam o aquecimento global; (6)economizar energia mantendo as luzes desligadas durante o dia; (7)descartar o lixo corretamente para nao causar poluicao do solo; (8)evitar cortes desnecessarios de arvores; (9)replantar plantas de pequeno ou grande porte, para a purificacao do ar; (10)e sempre levar em conta os tres R, que reaproveitar, reutilizar e reduzir.

2. Considerações finais:

tudo o que viemos a analisar ao longo desse relatorio, é o que todo mundo esta cansado de ouvir mas poucos estao dispostos a fazer. é importante que todos nós etejamos dispostos a nos comprometer com nossas proprias responsabilidades. pequenas acoes podem nos trazer grandes resultados. os mesmos resultados que pode garantir o futuro de um meio ambiente sustntavel com nossa atitude, determinacao e tambem exemplo.

Referências Bibliográficas:

Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g>. Acesso em: 23 jun. 2014.

Em seguida, reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo concreto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com