TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Ensaios: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia de Controle e Automação Industrial.

A Agenda 21

SUMÁRIO 1

INTRODUÇÃO....................................................................................... 2

OBJETIVOS........................................................................................... 3

JUSTIFICATIVA......................................................................................4

CONCLUSÃO.......................................................................................... 5

RESULTADO ESPERADO............................................................................................... 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................... 7

2. INTRODUÇÃO

Os cientistas chamaram a atenção para os problemas urgentes e complexos ligados à própria sobrevivência do homem: um planeta em processo de aquecimento, ameaçado pelo problema da camada de ozônio e dos processos acelerados de desertificação em vários países. E Finalmente em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92 ou Rio-92, onde foi firmado um programa de ações conjuntas com o objetivo de promover em escala planetária um novo estilo de desenvolvimento. Estas propostas deram origem à Agenda 21 Global. Ela é o principal documento elaborado na Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano). Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro. O documento foi assinado por 170 países, inclusive o Brasil, que foi o anfitrião da conferência. É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente, perdendo a biodiversidade e com maior justiça social.

3. OBJETIVOS

Os principais desafios da Agenda 21 Local consistem no planejamento voltado para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para a elaboração de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos; condução de um processo contínuo e sustentável; descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Desta forma, governo e sociedade estão utilizando este poderoso instrumento de planejamento estratégico participativo para a construção de cenários consensuados, em regime de co-responsabilidade, que devem servir de subsídios à elaboração de políticas públicas sustentáveis, orientadas para harmonizar desenvolvimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.

4. JUSTIFICATIVA

O papel de cada um e alcançar as mudanças necessárias para o sucesso da Agenda 21 Local demanda a ação dos grupos e indivíduos: lares, organizações comunitárias, movimentos sociais, ONGs, produtores e empresas de pequeno a médio portes, governos e organizações governamentais locais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com