TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Artigos Científicos: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

1. Introdução: A Agenda 21 tem como principal objetivo, através do trabalho em conjunto, possibilitar que o ser humano consiga viver em harmonia com a natureza. A proposta é encontrar meios de que possamos dar continuidade no desenvolvimento social, econômico e ambiental sem que o meio-ambiente venha a ser prejudicado e para que possamos também, continuar utilizando dos recursos que este nos oferece e possa ainda vir a nos oferecer.

2.Desenvolvimento: Uma das maiores revoluções da humanidade foi a descoberta da energia elétrica que tem sido cada vez mais utilizada de várias formas, mas, para que a energia seja aproveitada, tem que ser gerada, e é onde esta o problema. Para que a geração de energia elétrica não traga problemas ao meio-ambiente, o principal ponto é que ela possa vir da natureza, assim, esta será limpa e, assim, própria natureza não sofrerá consequências (como exemplo, a utilização de recursos hídricos e eólicos que ainda são pouco explorados).

Já no caso da geração e disposição de resíduos, para que possamos diminuir, temos que primeiro, focar na inclusão social, pois, pessoas mal instruídas e sem perspectiva de vida, na maioria dos casos, são as que mais dispõem de forma equivocada os resíduos gerados por elas próprias, ou trazidos para o local onde vivem. Daí então, politicas de reaproveitamento destes recursos são bem vindas, politicas estas, que se forem bem planejadas (como artesanatos e usinas de reciclagem) acabam por gerar recursos econômicos e se torna uma espécie de circulo vicioso, faturando e possibilitando que mais pessoas possam também vir a serem incluídas na sociedade. Além da energia limpa, a diminuição da emissão de gás carbônico abrange também mais um recurso proveniente do desenvolvimento da humanidade: os veículos que utilizam de combustíveis fósseis. Neste caso, as politicas devem ser diretamente voltadas à conscientização da população, para que escolham por utilizar meios de transporte sustentáveis, como, por exemplo, a bicicleta, que além de não utilizar de combustível, também é uma forma de se exercitar fisicamente. Atualmente já se percebe um movimento para esse uso de bicicletas, porém ainda é tímido. Outro movimento que já começou são os carros elétricos, que não poluem, porém não parece algo que estará disponível para a grande massa num futuro tão próximo quanto a nossa realidade exige.

O desmatamento é uma realidade que passa despercebida, o que não passa despercebido são as consequências desta ação que são cada vez mais notáveis. Para tal, a única atitude a ser tomada, além da conscientização que não vem funcionando, é a fiscalização, principalmente na Amazônia, que é o local mais atacado neste caso. Só com fiscalização e penas pesadas para os infratores poderemos sonhar com o desmatamento.

O desperdício da água, um recurso oferecido naturalmente e vital ao ser vivo, não poderia ser esquecido. O tratamento de esgoto e utilização deste depois de tratado para irrigação principalmente, é uma opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com