TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Trabalho Escolar: Agenda 21. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

MINHA AGENDA 21

A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo para a participação do desenvolvimento sustentável. Visto que esse instrumento contribui para o desenvolvimento sustentável e é participativo, para acelerar o processo não basta seguirmos somente planejamento do governo, quando se é possível fazermos a nossa parte, criando a nossa Agenda 21 Pessoal a qual é uma adaptação da Agenda 21 à escala pessoal e individual em busca de uma vida sustentável. Portanto é um desafio a nós mesmo, dependendo somente de nossas atitudes, em que todos ganham mas o principal beneficiário somos nós, custando pouco e recebendo muito.

Refletindo sobre o que estamos vivenciando nos dias atuais com o aquecimento global e a escassez da água, cujos os impactos tende a ser cada vez mais graves. Elaborei a minha Agenda 21 com objetivo de fazer tarefas simples do nosso cotidiano, que fazem total diferença no meio ambiente.

Segue minha agenda 21 Pessoal:

Conscientizar e Educar Ambientalmente: meus filhos, parentes, amigos, visinhos e todos ao meu redor.

Economizar energia elétrica e água: diminuindo o tempo de banho, reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar tapetes, quintais e calçadas, passar roupas de uma vez, não deixar a televisão ligada sem precisão, utilizar a geladeira sempre no limite necessário, instalar uma cisterna para captação de água da chuva para regar jardim.

Gerar menos lixo: fazendo coleta seletiva, separar o lixo e descartá-los de forma correta, reciclar e reutilizar materiais criando objetos de decoração, utilidades e brinquedos, fazer uma horta orgânica utilizando compoteiras para lixo orgânico, usando como adubo, reutilizando o óleo comestível utilizado para frituras para fazer sabão.

Novos transportes: utilizar bicicletas como meio de transportes, usar com mais freqüência transportes publico ou fazer rodízio entre carros de amigos e parentes quando vão ao mesmo lugar.

A Agenda 21 Pessoal, contribui significativamente para o bem-estar pessoal e sustentabilidade global, não tem custos para o utilizador só vantagens para o próprio e para a comunidade , se colocarmos em pratica nossa agenda 21, vamos colaborar muito com o meio ambiente e o mais importante de uma agenda 21 é conscientizar e educar nossos hábitos e todos que estão ao nosso redor, porque a falta de conscientização das pessoas prejudicam o planejamento sustentável , atrapalhando o desenvolvimento.

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local

http://oambientedomeio.blogspot.com.br/2011/07/minha-agenda-21.html

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »