TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda Setting E Newsmaking

Artigo: Agenda Setting E Newsmaking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

1) sintetize e destaque os aspectos principais do “agenda setting” e dos “newsmaking”.

Agenda setting

A capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto.

A importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.

A mídia não tem o poder de determinar qual assunto específico pairará diante da sociedade, mas tem grande capacidade de definir qual tema será abordado.

Newsmaking

Profissional jornalista que, dentro da empresa, atua como editor.

É responsável pela configuração final da página (quando no jornal impresso) ou da sequência das notícias, bem como daquelas que serão manchetes.

Fabrica a realidade porque, tendo incorporado os critérios universais de seleção daquilo que distingue fatos de acontecimentos, vai selecionar de acordo com a seleção já determinada pelas agências de notícias.

O editor - que é um gatekeeper ao selecionar - fabrica o que vai ser notícia. O jornalismo de massa, ou o jornalismo produzido pela indústria cultural, é um jornalismo que serve aos interesses do capital e é produzido para reproduzir comportamentos e não para informar, no sentido que esperava-se do jornalismo. Isto porque quem mantém um jornal, geralmente está ligado a interesses comerciais de alguma empresa, grupo econômico, ou também tem relações implícitas com o Estado ou representantes de elites econômicas.

2) escolha um jornal (1 página) e identifique nele a construção do “agenda setting” e do “new masking”.

Jornal Meio Norte, quarta-feira, 04/06/14

Às vésperas da copa, com base na teoria do Agenda Setting, o jornal evidencia não somente um fato em especial (a vitória do Brasil no amistoso contra o Panamá), mas também um tema de interesse público naquela determinada época (copa do mundo).

O newsmaking, que também age como Gatekeeper, seleciona as noticias que serão mediadas, selecionando aquelas que mais atraiam o interesse público, as quais já são pré-selecionadas por critérios pré-existentes. No jornal Meio Norte, evidencia-se a função do newsmaking na escolha das noticias, sendo elas, em sua grande maioria, referentes à copa do mundo e também referentes ao Balão do Google, notícias essas que servem interesses além da comunicação jornalística.

3) escolha um jornal ou revista e procure explicar as estratégias de manipulação midiática conforme o texto de Noam Chomsky

Ao longo do jornal Meio Norte, evidenciam-se algumas das estratégias de manipulação midiática citadas por Noam Chomsky

Estratégia da distração: ao longo do jornal, notícias de cunho irrelevante ocupam o lugar daquelas que, de fato, poderiam propor uma melhor reflexão e até mesmo incentivo à busca pelo conhecimento.

Criar problemas, depois oferecer soluções: algumas problemáticas, apontadas pelo jornal, têm soluções apontadas pelo próprio, seja diretamente ou indiretamente, o que segue uma linha de interesses e influências, na qual as soluções, à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com