TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente Segurança Socio Educativo

Trabalho Universitário: Agente Segurança Socio Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

1) A partir da citação abaixo comente o papel e a importância da Filosofia do Direito

"A filosofia pressupõe uma atitude radical, perante a vida e perante o mundo. Onde há ordem, ela pode ver desordem, onde há desordem ela pode ver ordem. É dessa subversão que acaba por colher o espírito de sua tarefa desafiadora, porque comprometida com a possibilidade do novo, do não visto e não experimentado, do inovador, daquilo que desafia a ordem da regularidade dos fenômenos e da aceitação da tutela da vida desde fora. Ou seja, a filosofia acaba por consentir uma certa atitude perante o mundo, que potencializa sua capacidade transformadora, na medida em que des-aliena, por abalar a estrutura e refundar de sentido a experiência sobre o mundo. A filosofia do direito cumpre um papel de pensar aquilo que, em suas preocupações imediatistas, as ciências especializadas do direito não têm como prioridade conhecer “ (Eduardo C. B. Bittar)

R: A Filosofia do Direito tem em seu papel a proposta de investigaçao conceitual, que reflete conceitos críticos, engajados e dialeticos, funcionando como um locus reflexivo das ciências juridicas. A sua importancia é de grande merito, pelo fato de elevar o pensamento, criar duvidas e sugestões, chegando sempre a um angulo melhor da questão, trasendo preucupaçoes com os critérios da justiça e o problema da verdade no direito.

2) Com relação aos sofistas indique C (certo) ou E (errado) ( 1 ponto):

a) Senhores de discursos majestosos e seguidos por multidões, vão ser repudiados por Sócrates; C

b) Possuiam uma visão de justiça relativa e absolutamente secular, em oposição à justiça mítico-religiosa e superior dos deuses; C

c) Deixam como seu maior legado a RETÓRICA e marcam a passagem revolucionária do pensamento filosófico ocidental, da mitologia para o empirismo social; C

d) Seus maiores expoentes foram Sócrates, Platão e Aristóteles E

3) Explique a ruptura promovida pelos sofistas com o pensamento pré-socrático

R: Apesar de terem os pensamentos racionais--os sofistas que veio com a preucupaçao de atender as necessidades dos homens da epoca, com a arte da retorica, trouseram o pensamento antropocentrista.

E os pré-socraticos preucupavam em explicar a razao da natureza e de todas as coisas, assim ocorrendo uma ruptura de pensamentos.

4) Comente a noção sofista de justiça relativizada em oposição á definições absolutas , sobre conceitos fixos e eternos, sobre tradições inabaláveis e explique o motivo pelo qual Sócrates e Platão acusavam os sofistas de submeter a justiça a serviço de interesses.

R: Os sofistas eram opositores das tradições, definições absolutas, conceitos fixos e eternos e das tradições inabaláveis defendiam a relativização da justiça, na qual esta seria mutável, instável, contestável, convencional, na medida em que varia de acordo à cultura de um povo. Pelo fato dos sofistas terem o dom da retórica e visar somente seus interesse particulares e o poder, Platão e Sócrates alegavam que o saber dos sofistas era um não saber, um saber fictício desprovido de verdade, que apenas conferia presunção e jactância e impiedade de assumir a atitude submissa da investigação, a única digna dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com