TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Do Processo De Educação Infantil

Trabalho Universitário: Agentes Do Processo De Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

A educação da criança era de responsabilidade exclusiva da família, foi assim por muitos séculos, pois era no convívio com os adultos e outras crianças que ela aprendia as normas e regras da sua cultura . No século xx começou vários avanços no campo do estudo científico da criança. O francês Alfred Binet(psicólogo) defendeu, em 1898, a “psicologia experimental” e teve início à elaboração de escalas e testes de avaliação das funções psicológicas que influenciaram gerações de educadores. Após a primeira guerra mundial, o aumento no número de órfãos e a deterioração ambiental, as funções de hospitalidade e de higiene exercidas pelas instituições que cuidavam da educação infantil tiveram destaque e passaram a ter programa para diminuir a mortalidade infantil. - A elaboração de atividades para crianças pequenas com o uso de materiais especialmente confeccionados foi realizada por dois médicos interessados pela educação: Ovídio Decroly e Maria Montessori.

Maria Montessori (1879-1952), trabalhando em Roma com crianças deficientes mentais, produziu uma metodologia de ensino com base nos estudos médicos de Itard e Sègun, que propunham o uso de materiais apropriados como recursos educacionais.

Montessori propôs uma pedagogia científica da criança, ao mesmo tempo em que,era contrária a concepções materialistas, defendia uma educação voltada para o desenvolvimento da espiritualidade.Oposta de Rousseau, que defendia a autoeducacao, não via a natureza como o ambiente apropriado para o desenvolvimento infantil. Para Montessori, caberia ao educador uma atitude discreta de preparação do ambiente e de observação das iniciativas infantis. Criou instrumentos especialmente elaborados para a educação motora por exemplo: letras móveis, letras recortadas e cartões-lixa para o aprendizado de leitura, ressaltando o aspecto biológico do crescimento e desenvolvimento infantil. Valorizou a diminuição do mobiliário usado pelas crianças na pré-escola e a exigência de diminuir os objetos domésticos cotidianos utilizados na brincadeira de casinha de boneca.

Decroly (1871-1932) médico belga, trabalhava com crianças excepcionais, elaborou em 1901, uma metodologia de ensino que propunha atividades baseadas na ideia de totalidade do funcionamento psicológico e no interesse da criança. Preocupava com o domínio de conteúdos pela criança, ele observava três eixos: observação, associação e expressão.

Os psicanalistas reconheciam que o comportamento infantil deveria ser interpretado e não meramente aceita em seus aspectos observáveis.

Na pedagogia e na psicologia, destacaram-se logo na Primeira Guerra as ideias a respeito da infância como base de valor positivo e de respeito à natureza. Essas ideias deram origem ao Movimento das Escolas Novas1. Esse movimento era contra a concepção de que a escola deveria preparar para a vida com uma visão centrada no adulto, sem considerar as características da infância.

Na psicologia, vários autores traziam novas formas de compreender o desenvolvimento das crianças.

- Vygotsky, nas décadas de 20 e 30, atestava que a criança é introduzida na cultura por parceiros mais experientes.

-Wallon, na primeira metade do século XX, destacava o valor da afetividade na diferenciação que cada criança aprende a fazer entre si mesma e os outros.

- Piaget e colaboradores revolucionaram a ideia dominante sobre a criança.

Celestim Freinet (1896- 1966) foi um dos educadores que renovaram as práticas pedagógicas em seu tempo. A seu ver as atividades manuais e intelectuais permitem a formação de uma disciplina pessoal e a criação do trabalho, jogo que associa atividade e prazer. A pedagogia de Freinet, organiza-se ao redor de uma série de té Emília Ferreiro além da contribuição de estudos realizados com bebês, vieram na defesa de uma criança ativa e abalaram as práticas familiares e o trabalho realizado em creches e pré-escola varia de pais para pais.

Após a Segunda Guerra Mundial, surge uma nova preocupação com a situação social da infância e seus direitos. Em 1959 surge a Declaração Universal dos Direitos da Criança, promulgada pela ONU.

- A expansão dos serviços de educação infantil na Europa e EUA foi sendo influenciada cada vez mais por teorias que apontavam o valor da estimulação precoce no desenvolvimento de crianças a partir do nascimento. Sociólogos e antropólogos também contribuíram para a transformação da maneira como a educação dos pequenos era pensada.

- O grande desenvolvimento tecnológico experimentado no século XX provocou mudanças nas condições existentes para a educação dos pequenos (ex. a utilização de eletrodomésticos e de alimentos pré-preparados facilitou o trabalho das mulheres no lar). Para crianças cada vez mais são produzidos brinquedos educativos e literatura própria. A primeira infância constitui, assim, um campo mercadológico: brinquedos, roupas, discos, espetáculos, espaços públicos e até pedagogias.Situação atual na Europa

- Hoje, na Europa, as estruturas, objetivos e práticas de trabalho com as crianças em idade anterior à da escolaridade obrigatória, assim como os critérios de seleção e as formas de treinamento dos educadores diferem muito de país para país. Alguns pontos são comuns, como, por exemplo, a necessidade de investimento na educação infantil de qualidade..

- Em alguns países, a pré-escola está ligada à escola primária. Quando a educação infantil tem como foco a transmissão de conhecimentos científicos, como na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com